A prática pedagógica do pedagogo/a: uma perspectiva freiriana

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.155163

Palavras-chave:

prática pedagógica, formação continuada, Paulo Freire

Resumo

A produção desse artigo emerge de um diálogo do Prof. Dr. Ademar de Lima Carvalho, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR/MT), com os professores/as pedagogos/as, na formação continuada desenvolvida pelas professoras formadoras da Diretoria Regional de Educação (DRE), de Primavera do Leste/MT. A formação acontece em um contexto de ensino remoto, impulsionado pela pandemia da Covid-19. Tem como centralidade o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores, como atividade formadora, efetivada a partir da concepção de que o ato de educar é uma ação realizada com e entre seres humanos. O artigo evidencia as contribuições da teoria freiriana na perspectiva da construção de uma prática educativa guiada por princípios humanizadores que permeiam a coerência, a reflexão, a esperança e o diálogo como virtudes necessárias à emancipação dos sujeitos enquanto protagonistas de seu quefazer pedagógico.

 

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Biografia do Autor

ADEMAR DE LIMA CARVALHO, Universidade Federal de Rondonópolis, Mato Grosso

Professor na Universidade Federal de Rondonópolis/MT

Janaína Szpakowski, Diretoria Regional de Educação – Polo Primavera do Leste, Mato Grosso

Diretoria Regional de Educação – Polo Primavera do Leste/MT

MÁRCIA INÊS DE SOUZA, Diretoria Regional de Educação – Polo Primavera do Leste, Mato Grosso

Diretoria Regional de Educação – Polo Primavera do Leste/MT

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

CARVALHO, ADEMAR DE LIMA; SZPAKOWSKI, Janaína; DE SOUZA, MÁRCIA INÊS. A prática pedagógica do pedagogo/a: uma perspectiva freiriana. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 155–163, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.155163. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6074. Acesso em: 1 dez. 2023.

Edição

Seção

ARTIGO