A prática pedagógica do pedagogo/a: uma perspectiva freiriana
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.155163Palavras-chave:
prática pedagógica, formação continuada, Paulo FreireResumo
A produção desse artigo emerge de um diálogo do Prof. Dr. Ademar de Lima Carvalho, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR/MT), com os professores/as pedagogos/as, na formação continuada desenvolvida pelas professoras formadoras da Diretoria Regional de Educação (DRE), de Primavera do Leste/MT. A formação acontece em um contexto de ensino remoto, impulsionado pela pandemia da Covid-19. Tem como centralidade o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores, como atividade formadora, efetivada a partir da concepção de que o ato de educar é uma ação realizada com e entre seres humanos. O artigo evidencia as contribuições da teoria freiriana na perspectiva da construção de uma prática educativa guiada por princípios humanizadores que permeiam a coerência, a reflexão, a esperança e o diálogo como virtudes necessárias à emancipação dos sujeitos enquanto protagonistas de seu quefazer pedagógico.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. Paulo Freire: Outro Paradigma Pedagógico? EDUR. Educação em Revista. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez. 2014.
FLICKINGER, Hans-georg. “A institucionalização da educação em questão”. In: Formação humana (Bildung) despedida ou renascimento? Cláudio Almir Dalbosco, Eldon Henrique Muhl, Hans-georg Flickinger/0rg/ - São Paulo: Cortez. 2019. p. 159-174.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. 2ª edição revisada e ampliada. São Paulo: Cortez. 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do compromisso: América Latina e Educação Popular/organização Ana Maria Araújo Freire/Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp. 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 18ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1988.
FREITAS, A. L. S. Pedagogia da conscientização: um legado de Paulo Freire á formação de professores. 3ª. ed - Porto Alegre: EDIPUCRS. 2004.
GADOTTI, M. Reinventando Paulo Freire na escola do século 21. In: Reinventando Paulo Freire no século 21. Carlos Alberto Torres. (et al) - São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. p. 91-107.
PARO, V. H. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez. 2011.
SHOR, I. Medo e ousadia – o cotidiano do professor/ Ira Shor, Paulo Freire/ Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ADEMAR DE LIMA CARVALHO, Janaína Szpakowski, MÁRCIA INÊS DE SOUZA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".