A INFLUÊNCIA DAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONALIZANTES DA ESCOLA DE APLICAÇÃO NAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS DE SEUS ALUNOS, VISANDO A IMPLANTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Keywords:
Diversidade, orientação profissional, identidade cultural, psicodramaAbstract
Este artigo baseia-se na pesquisa que investigou em uma amostra de 20 ( vinte) aluno egressos, as relações que se estabelecem entre as experiências profissionalizantes proporcionadas aos adolescentes de classe popular e pantaneiros do contexto da Escola de Aplicação e Valorização Humana Lázara Falqueiro de Aquino da Faculdade de Educação/ UNEMAT e as suas escolhas profissionais futuras. Foi possível concluir entre as diversidades encontradas a questão da dúvida quanto às escolhas profissionais e que as práticas diferenciadas e os modelo pedagógicos oferecidos por esta escola promovem a possibilidade de aspiração de qualidade de vida e da condição de igualdade de competição no mercado de trabalho.Downloads
References
ARANTES, J. Valério A.Psicodrama e psicopedagogia. In: SISTO, Fermino F. et al.. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis - RJ: Vozes, 1999.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antônio Reto e Augusto Pinheiro. 70. ed. Lisboa (Portugal): s.e. 1977.
CASTANHO, Gisela M. P. O adolescente e a escolha da profissão. São Paulo: Paulinas, 1988.
FERRETI, Celso João. Uma nova proposta de orientação profissional. São Paulo: Cortez, 1997.
______. Opção: trabalho. Trajetórias ocupacionais de trabalhadores das classes subalternas. São Paulo: Cortez, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
MENEGAZZO, Carlos M; ZURETTI, Maria Mônica (orgs). Dicionário de Psicodrama e Sociodrama. São Paulo: Agora, 1992.
MORENO. J. L. O Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1993.
PROJETO Político Pedagógico da Escola de Aplicação e Valorização Humana “Lázara Falqueiro de Aquino”, Versão 1998.
TORRES, Rosa María. Itinerários pela educação latino-americana: caderno de viagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".