POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS

Authors

  • Egeslaine de Nez
  • Luciane Spanhol Bordignon

Keywords:

políticas educacionais, formação docente, contexto/realidade social.

Abstract

O século XX foi marcado por fatos que mudaram a história da universidade e, consecutivamente a formação docente. Todo esse movimento repercute na definição das políticas educacionais que constituem, atualmente, um dos campos que têm desencadeado grande interesse de investigadores. Isso ratifica a relevância científica deste estudo que tem como objetivo conceituar as políticas educacionais, compreendidas como políticas públicas, apresentando as que tratam da formação docente. O procedimento metodológico se articulou em dois eixos analíticos: na reflexão teórica-contextual e na abordagem qualitativa das reflexões produzidas na pesquisa de campo. Os resultados identificam que a diversidade de ações, independentemente se organizadas como Políticas Educacionais ou programas institucionais contribuem para a qualidade da formação de professores. Finalmente, é notório que cada projeto desenvolvido e implantado pelo governo federal na Educação Básica e/ou Superior possui uma finalidade expressa num determinado contexto histórico e atende a uma demanda específica articulada a políticas públicas pontuais em alguns casos.

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Published

2019-09-27

How to Cite

NEZ, Egeslaine de; BORDIGNON, Luciane Spanhol. POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 175–195, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948. Acesso em: 1 apr. 2025.