O FAZER MATEMÁTICO NA PEDAGOGIA WALDORF: O ENSINO VIVO, PULSANTE E DINÂMICO DOS NÚMEROS.

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.157173

Resumo

A intenção deste trabalho é conhecer as formas de ensino e a aprendizagem da Matemática de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no contexto educacional da pedagogia Waldorf, assim, trazemos um esboço sucinto sobre o contexto pedagógico configurado pelo filosofo Rudolf Steiner. A pesquisa teve como contexto uma escola de Cuiabá que adota a concepção Waldorf de educar e como sujeito: uma professora que atua no Ensino fundamental. A pesquisa é bibliográfica, qualitativa, recorremos as observações em sala de aula e entrevista estruturada com a professora. O resultado da pesquisa aponta que a professora considera o ensino da Matemática relevante em todos os segmentos, prioriza as formas de ensinar viva e dinâmica e importantes na formação do aluno autônomo e criativo. O fazer matemático é intrínseco as funções vitais e cognitivas da criança e o que substancia a prática pedagógica Waldorf é a subjetividade do aluno.

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Biografia do Autor

Fabiane Passarini Marques Pizaneschi, Prefeitura de Várzea Grande-MT-Brasil. :

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso-UFMT/PPGE - Professora da Educação Básica. Prefeitura de Várzea Grande-MT-Brasil. 

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Publicado

2021-01-11

Como Citar

PIZANESCHI, Fabiane Passarini Marques. O FAZER MATEMÁTICO NA PEDAGOGIA WALDORF: O ENSINO VIVO, PULSANTE E DINÂMICO DOS NÚMEROS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 157–173, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.157173. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5154. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO