O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?

Autores/as

  • Nelson Machado do Carmo Júnior
  • Jackson Ronie Sá-Silva

Palabras clave:

comunicações científicas, uso racional de medicamentos, educação em saúde, escola.

Resumen

O Uso Racional de Medicamentos (URM) é um tema que deve ser problematizado nas instituições sociais. A escola e as práticas docentes potencializam o elo saúde-educação. Este artigo apresenta uma pesquisa documental realizada em comunicações científicas que informam sobre o URM. Procurou-se analisar se tais comunicações citam o papel da escola e dos professores na divulgação dessas informações. A análise dos documentos demonstrou que o tema, quando abordado, é de forma superficial, simplista ou mesmo inexistente. Percebeu-se que, a escola é um local de promoção da saúde, ainda com visão restrita e curativista. Compreende-se ser necessário que, a temática do URM seja discutida nas escolas de maneira problematizadora, como uma ferramenta de promoção da saúde, potencializando as práticas de atenção primária.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

AIS-COIME. Uso irracional de medicamentos: uma práctica que limita benefícios, aumenta riesgos y malgasta recursos. Boletim n.41, jul. 2009.

ANVISA. Projeto educação e promoção da saúde no contexto escolar: o contributo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o uso racional de medicamentos. Caderno do Professor. Brasília, DF, 2007.

ANGELL, M. A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

AQUINO, D.S. Por que o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade? Ciência e Saúde Coletiva, v. 13, 2008. Suplemento.

BARROS, J.A.C. Estratégias Mercadológicas da Indústria Farmacêutica e o Consumo de Medicamentos. Revista de Saúde Pública, São Paulo, n. 17, p. 377-86, 1983.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer CFE, nº 2.264/74. Brasília, DF, 1974.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: saúde. Brasília, DF,1997a.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília, DF, 1997b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2014.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Uso racional de medicamentos: temas selecionados. Brasília, DF, 2012.

CARMO-JUNIOR, N.M. A indústria farmacêutica e sua contribuição ao uso (ir)racional de medicamentos: o domínio mercadológico em detrimento das ações de saúde. 72f. 2013. Monografia – Curso de Farmácia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.

CEBES. Tese do CEBES: contribuição para o debate. Tema: Determinantes Sociais. Disponível em: <http://www.cebes.org.br/media/File/Blog/DETERMINANTES%20SOCIAIS_ok.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2014.

CORRER, C.J.; OTUKI, M.F (Org.). A prática na farmácia comunitária. Porto Alegre: Artmed, 2013.

ENGELS, F. Do socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Editora Sundermann, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARVEY, W.D. Communication: the essence of science facilitating information among librarians, scientists, engineers and students. Oxford: Pergamon Press, 1979. In: DIAS, C.A. Comunicação Científica. Disponível em: <http://www.reo- cities.com/claudiaad/comunica.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2014.

GASPAR, A. A educação Formal e a Educação Informal em Ciências. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, L.C.; BRITO, F. (Org.). Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002. p. 171-183. Disponível em:<http://www.redpop.org/wp-content/uploads/2015/06/Ci%- C3%AAncia-e-P%C3%BAblico-caminhos-da-divulga%C3%A7%C3%A3o-cien- t%C3%ADfica-no-Brasil.pdf> . Acesso em: 23 jan. 2014.

GERALDO, A.C.H. Didática de ciências na perspectiva histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

GONZAGA, P.C.; SOBRINHO, J.A.C. A formação de professores de Biologia em interface com a bioalfabetização. Rev. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 19, n. 31, jul./dez. 2014. Disponível em:<http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/LES%2031_06%20JANEIRO%202016_COM%20MARCAS%20DE%20CORTE-1.pdf> . Acesso em: 20 jan. 2016.

IERVOLINO, A.S; PELICIONI, M.C.F. Capacitação de professores para a promoção e educação em saúde na escola: relato de uma experiência. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum, v.15, n.2, p.99-110, 2005.

LAURELL, A.C. La salud-enfermedad como proceso social. Revista Latinoame- ricana de Salud, México, 2, 1982, p. 7-25. Trad. E. D. Nunes.

MANGUEIRA, V.M, et al. Influência da atividade educativa sobre o uso racional de medicamentos para professores do ensino infantil da Creche-Escola do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisiologia e Patologia, Universidade Federal da Paraíba, 2011. p. 2. Disponível em: . Acesso realizado em: 05 jun. 2014.

MATTA, G.C., MOROSINI, M.V.G. Atenção à Saúde. Dicionário da Educação Profissional em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz.. Disponível em: . Acesso realizado em: Acesso em: 11 jun. 2014.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13 ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. O uso racional de medicamentos: relatório da conferência de especialistas. Nairobi, 1985. Geneva, 1987. In: Aqui- no, DS. Por que o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade? Ciência e Saúde Coletiva, v. 13, supl. 2008.

SANTOS, D.S.F.A.V. Uso racional de medicamentos e formação de professores. 2008. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Mestrado em Educação. Universidade de Uberaba, Uberaba. 2008.

SÁ-SILVA, J.R.; ALMEIDA, C.D.; GUINDANI, J.F. Pesquisa Documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, Ano I, n. I, jul. 2009. SAVIANI, D. Escola e Democracia. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SINITOX. Registro de Intoxicações. Dados Nacionais, 2012. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/sinitox_novo/media/b7.pdf>. Acesso em: 11 set. 2014.

Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 159–175, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935.. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 433

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.