FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Palabras clave:
formação de professores, avaliação das produções, pedagogia universitária.Resumen
Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que buscou analisar as produções pertencentes ao GT.08: ‘Formação de Professores’ da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) de 2008 a 2012. Para tal, trabalhamos por meio de análise livre dessas produções numa tentativa de compreender as recorrências, singularidades e saturações nessas produções. Ao concluir o trabalho, percebemos o campo da pedagogia universitária começa a se delinear nesse GT, entretanto análises mais específicas sobre a atuação e a formação dos docentes que atuam no contexto da pós-graduação não são abordados ou são abordados de forma bastante inicial nesse espaço de formação.Descargas
Referencias
ANDRÉ, M. E. D. A. de. (2006) ‘Dez anos de pesquisa sobre formação de professores’. In: BARBOSA, R. L. L.: (org.). Formação de educadores: artes e técnicas, ciências e políticas. p.605-616. São Paulo: Editora UNESP.
_______. (et. al.) (2010). Os saberes e o trabalho do professor formador num contexto de mudanças. Disponível em: <http://www.anped.org.br/33encontro/ app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6743--Int.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2015.
BOLZAN, D.; POWACZUK, A. C. Atividades de produção da docência: a professoralidade universitária. (2011) Disponível em: <http://www.anped.org.br/ app/webroot/34reuniao/images/trabalhos/GT08/GT08-809%20int.pdf> . Acesso em 16/10/12. BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BRZEZINSKI, I.; GARRIDO, E. (2001.). Análise dos trabalhos do GT Formação de Professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. In: Revista Brasileira de Educação, p. 82-100, n. 18, set-dez. 2001.
CAMPOS, V. T. B. Formar ou preparar para a docência no ensino superior? Eis a questão. 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/ trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2528_int.pdf> . Acesso em 26/12/12.
CUNHA, M. I da. Redes acadêmicas: sentido da partilha na construção de conhecimento. In: CUNHA, M. I. DA; BROILO, C. L. (Orgs.) Pedagogia Universitária e produção de conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.p.105-138.
_______. Formação docente e inovação: epistemologias e pedagogias em questão. In: ENDIPE -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre. Anais. Recife: Edições Bagaço, 2008.
ESTRELA, M. T. (1999). Da (im)possibilidadeactual de definir critérios de qualidade da formação de professores. Psicologia, Educação e Cultura, Vol. III, n.º 1, 9-30.1999.
FERRAZ B. T. MELO M. M. DE O. Docência universitária na pós-graduação: situando efeitos da avaliação da capes na profissionalidade. 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/ GT08-2074_int.pdf> . Acesso em 26/12/12.
GAUTHIER, C.(et al.). Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.
GENTIL , H. S.; SROCZYNSKI, C. I.(2009) teoria e prática? Tensões e inquietações entre o currículo prescrito e o currículo modelado. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT08-5422--Int.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2015.
______.(2010) Formação de professores na perspectiva de docentes dos cursos de pedagogia da UNEMAT/Cáceres e Sinop. Disponível em: . Acesso em: Acesso em: 09 dez. 2015.
ISAIA, S. M. de A.; BOLZAN, D. P. V.; GIORDANI, E. M. Ciclos de vida profissional de professores do ensino superior: um estudo sobre as trajetórias docentes. 2010. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT08- 3213--Int.pdf>.. Acesso em 16/10/12.
ISAIA, S. M. de A.; MACIEL, A. M. da R.; BOLZAN, D. P. V (2009) Trajetórias formativas de professores universitários: repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional docente. Disponível em: <http://www.anped.org.br/ reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT08-5457--Int.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2015.
________. (2010) Educação superior: a entrada na docência universitária. Disponível em:<http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6411--Res.pdf> . Acesso em: 09 dez. 2015.
LAUDARES, J. B. (2010) A descoberta da docência por engenheiros-professores e suas representações. Disponível em: <http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6188--Int.pdf> . Acesso em: 09 dez. 2015.
MASETTO, M. T. Docência na universidade. Campinas, SP: Papirus, 1998.
NOGUEIRA, M. O. G.; BOCK, A. M. B. (2009) A presença da dimensão sócio- política no trabalho de formação de professores. Disponível em: . . Acesso em:
OLIVEIRA, A. F. T. de M.; ARAÚJO, C. M. de A formação de professores para a
educação inclusiva: um olhar sobre os saberes docentes do professor-formador. 2012. Disponível em <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-1829_int.pdf>. Acesso em 26/12/12.
OLIVEIRA, V. Maria F. de. Docência universitária e o ensino superior: analise
de uma experiência formadora. Reunião Anual da ANPED, 34, 2011, Natal
-RN. Anais eletrônicos. Natal-RN: ANPED, 2011. Disponível em:
anped.org.br>. Acesso em: 15/01/2013.
PÉREZ GÓMEZ, A. I.A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre:
Artmed, 2001.
PIVETTA, H. M. F. (2009) reuniões pedagógicas como espaço de reflexão e
construção da docência superior: discutindo concepções de formação e do- cência– Disponível em http: . Acesso em: Acesso em: 09 dez. 2015.
PRADA, L. E. A.; VIERA , V. M. de O.; LONGAREZI, A. (2009). Concepções de
formação de professores nos trabalhos da ANPED 2003-2007.Disponível em
http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT08-5836--Int.pdf.
Acesso em: Acesso em: 09 dez. 2015.
ROCHA, A. M. C.; AGUIAR, M. Da C. C. de Aprender a ensinar, construir identidade e profissionalidade docente no contexto da universidade: uma realidade
possível. (2012). Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/
trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2263_int.pdf>. Acesso em 26/12/12.
SILVA, M. A. de S. Processos constitutivos da formação docente no ensino superior: um estudo de diferentes dimensões da formação do professor. Dis- ponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT08-4116--Int.
pdf>. Acesso em: 09 dez. 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2005.
_______ Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. In: Revista Brasileira de Educação, n. 13, 2000.
WINCH. G. P. (2009). Orientadores de estágio curricular: aspectos relativos à aprendizagem e à identificação com a atividade de orientação. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT08-5765--Res.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2015.
ZABALZA, M. Formación del profesorado universitario: mejorar a los docentes para mejorar la docencia. In. BOLZAN, D. P. V. (et. al.). Dossiê: Docência na Educação Superior. Educação. Revista do Centro de Educação. 2011; Disponível em: <:http://www.redalyc.org/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=117121313001>. Acesso em 17 de Julio de 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".