AS TÊNUES FRONTEIRAS ENTRE A ESFERA PÚBLICA E A ESFERA PRIVADA: ANÁLISE DAS AÇÕES DO INSTITUTO AYRTON SENNA EM UM MUNICÍPIO MINEIRO

Autores

  • Úrsula Adelaide de Lélis
  • Maria Vieira da Silva

Palavras-chave:

educação, gestão, público-privado, Programa Escola Campeã.

Resumo

o tempo presente coloca em pauta novos desafios para o incessante processo de construção de mecanismos para a democratização da escola pública. Os desafios se instauram, sobretudo, pelos condicionantes do quadro de arrefecimento dos espaços coletivos e públicos ocasionados pela ascensão das políticas neoliberais e dos múltiplos mecanismos derivados da reforma do Estado. Tendo como referência os aspectos constitutivos dessas dinâmicas societais de cariz macrossocial, problematizamos aspectos relativos às tênues fronteiras do setor público e privado mediante os processos de parceria entre o Instituto Ayrton Senna (IAS) e uma rede de educação de um município mineiro. Para tanto, enfocamos as diretrizes, proposições e mutações ensejadas pelo Instituto para a educação pública, por meio do Programa Escola Campeã, apreendendo os impactos sobre a perspectiva de gestão no âmbito da educação do município.

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Publicado

2019-09-27

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Como Citar

LÉLIS, Úrsula Adelaide de; SILVA, Maria Vieira da. AS TÊNUES FRONTEIRAS ENTRE A ESFERA PÚBLICA E A ESFERA PRIVADA: ANÁLISE DAS AÇÕES DO INSTITUTO AYRTON SENNA EM UM MUNICÍPIO MINEIRO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 99–122, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4010. Acesso em: 6 mar. 2025.