A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA ENTRE O INSTITUTO AYRTON SENNA E A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SAPIRANGA
Palavras-chave:
Terceiro Setor, Parceria público-privado na educação, Políticas educacionais, Gestão democrática.Resumo
Este artigo analisa as implicações para a gestão escolar das parcerias entre o público e o privado. Os dados foram coletados em uma pesquisa sobre a parceria entre o Instituto Ayrton Senna e redes públicas de educação. Para fins deste artigo, analisamos os dados coletados em uma escola municipal do Rio Grande do Sul, e as implicações para o processo de construção da gestão democrática.Downloads
Referências
ADRIÃO, T.; PERONI, V. Análise das conseqüências de parcerias firmadas entre municípios brasileiros e a Fundação Ayrton Senna para a oferta educacional. Relatório de pesquisa, 2010.
BAHIA. Secretaria de Estado da Educação. Gerenciando a Escola Eficaz: conceitos e instrumentos. Salvador: Secretaria de Estado da Educação, 2000.
BRASIL. Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. 1996.
INSTITUTO AYRTON SENNA. [Portal Institucional]. 2008. Disponível em: <http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna/br> . Acesso em: 10 fev. 2008.
______. Manual do Professor. [S.l.: s.n.]. 174 p.
SAPIRANGA. [Portal Municipal]. Sapiranga, 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2008.
______. Lei Municipal n. 3.180. de 3 de julho de 2003. Dispõe sobre a Gestão Democrática do Ensino Público Municipal e dá outras providências. [Portal Municipal]. Sapiranga, 2003. Disponível em: <http://ceaam.net/spg/legislacao/index.php> . Acesso em: 18 fev. 2008.
______. Lei Municipal n. 3.455, de 5 de agosto de 2004. Instituiu o Plano Municipal de Educação - PME, para o período de 2004 a 2014 e dá outras providências. [Portal Municipal]. Sapiranga, 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2008.
LUMERTZ Juliana. A parceria público-privada na educação implicações para a gestão da escola Porto Alegre: UFRGS, 2008. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em educação, Faculdade de Educação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
VIEIRA, Evaldo. A política e as bases do direito educacional. Cadernos Cedes, Campinas, nº 55, ppp. 9-29, 2001.
PERONI, Vera Maria Vidal. A autonomia docente em tempos de neoliberalismo e Terceira Via. In: VIOR, Susana, MISURACA, Maria Rosa, ROCHA, Stella Maris Más (org.), Formación de docentes Que cambió después de los ´90 em lãs políticas, los currículos y lãs instituições?. Buenos Aires: Jorge Budino ediciones, 2009.
_______at all. Novos contornos da parceria público/privada na Gestão da Escola Pública relatório de Pesquisa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".