QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

UM DIREITO E VÁRIOS ATORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10818

Palavras-chave:

Saeb, Ideb, Avaliação externa

Resumo

A educação básica brasileira avança lentamente em busca de um padrão de qualidade. Embora vários fatores influenciem na qualidade, os diversos entes da federação, cada um na sua competência, buscam respostas e caminhos para contornar fragilidades da aprendizagem por meio de indicadores da avaliação.  Neste trabalho apresentamos o foco em comum que envolve a educação do âmbito federal aos entes subnacionais: a busca pela qualidade e tomamos como objeto o Sistema de Avaliação da Educação básica - Saeb – e proveniente dele, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb –, que é utilizado para definir a Meta 7 do PNE, e que claramente destaca a qualidade da educação. O texto busca a partir da revisão sistemática da literatura, apresentar como a agenda da avaliação foi sendo incorporada pelos sistemas educacionais e gradativamente aceita para orientar as políticas educacionais. Demonstra ainda a incipiente apropriação pela comunidade escolar dessa importante ação na definição da melhoria da qualidade da educação e de como o projeto político-pedagógico pode orientar a busca por melhores resultados a partir da realidade escolar. O texto teve como origem pesquisa qualitativa em nível de Mestrado de um dos autores e foi discutida no âmbito do GEPAT – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia.

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Biografia do Autor

Sílvia Assis Oliveira, Universidade de Brasília

Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Brasília. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2002), especialização em Psicopedagogia Institucional (Faculdade Alfredo Nasser) e em Gestão Escolar (Universidade Gama Filho). Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, vindo a integrar os quadros da Diretoria de Avaliação, nível central.

Remi Castioni, Universidade de Brasília

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia e membro dos programas de pós-graduação - acadêmico e profissional em educação. Coordenador do GEPAT – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as contribuições de Anisio Teixeira.  Membro da linha de pesquisa em políticas públicas e gestão da educação. Experiência na área de políticas públicas e federalismo. Atua no tema da transição entre educação e trabalho. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Ana Carolina Albernaz Mundim Tavares, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de Brasília (2013). Pós-graduada em Ensino de Biologia (Centro Universitário do Distrito Federal/Universidade Cruzeiro do Sul). Professora de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do DF - SEEDF, desde 2014. Atualmente atua na Gestão Pública como Diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

28/10/2023

Como Citar

Assis Oliveira, S., Castioni, R., & Albernaz Mundim Tavares, A. C. (2023). QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: : UM DIREITO E VÁRIOS ATORES. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 129–140. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10818