QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
UM DIREITO E VÁRIOS ATORES
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10818Keywords:
Saeb, Ideb, Avaliação externaAbstract
Brazilian basic education advances slowly in search of a quality standard. Although several factors influence quality, the various entities of the federation, each one in its competence, seek answers and ways to bypass learning fragilities through evaluation indicators. In this work, we present the common focus that involves education from the federal level to subnational entities: the quest for quality, and we take as object the Basic Education Evaluation System – Saeb – and the Basic Education Development Index derived from it – the IDEB – in order to resume their meanings and reflect on the evaluation culture that is so urgent to improve educational quality in Brazil.
Downloads
References
ABRUCIO, Fernando Luiz. A coordenação federativa no Brasil: a experiência do período FHC e os desafios do governo Lula. Revista de Sociologia e Política. São Paulo: n. 24, p. 41-67, out. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-44782005000100005. Acesso em: 27 out. 2021.
AMANCIO, Márcia Helena; CASTIONI, Remi. Anísio Teixeira e o Plano Nacional deEducação de 1962 – qualidade social na construção da pessoa humana e da sociedade. INEP. Rev. bras. Estud.pedagog., Brasília, v. 102, n. 262, p. 723-741, set./dez. 2021.
BONAMINO, A. C.Tempos de avaliação educacional: o SAEB, seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro: Quarteto, 2002.
OCDE.Reforma da Avaliação Nacional: principais considerações para o Brasil. Perspectivas da OCDE sobre políticas educacionais. Fundação Lemann, 2021.Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/vDuLwKGNyktGQRiSnKxemSWs7fm3wZlHljYgO8jV.pdf. Acesso em: 28 out 2022.
BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. (Orgs.) Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
CRESWELL, John, W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FRANZESE, Cibele; ABRUCIO, Fernando Luiz. A combinação entre federalismo e políticas públicas no Brasil pós-1988: os resultados nas áreas de saúde, assistência social e educação. In: FRANZESE, Cibele et al.Reflexões para Ibero-América: Avaliação de Programas Sociais. Brasília: ENAP, 2009. p. 25-42.
FERNANDES, Cláudia de O. O que a escola Pode fazer com os resultados dos testes externos? In: BOAS, Benigna Villas; SOARES, Enílvia Rocha Morato (Orgs.). Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem: Obra Pedagógica do gestor. Campinas, SP: Papirus, 2022.
FREITAS, Luiz Carlos de; et Al..Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2009.
HENRIQUES, Ricardo. Introdução. In: GOIS, Antônio. Quatro décadas de gestão educacional no Brasil: políticas públicas do MEC em depoimentos de ex-ministros. São Paulo: Fundação Santillana, 2018.
INEP. Painel de Monitoramento do PNE. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne. Brasilia: INEP, 2023.
LEITE, Denise et al. A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 02, p. 339-353, jul. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Alguns aspectos da política educacional do governo Lula e sua repercussão no funcionamento das escolas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 32, pp. 168-178, 2008.
NETO, João Luiz Horta; JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Orgs.). Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): 25 anos. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, maio/ago. 2016.
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; CARVALHO, Cynthia Paes de. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação. [online]. v. 23, 2018.
PAES DE CARVALHO, Cynthia; OLIVEIRA, Ana; LIMA, Maria. Avaliações externas: tensões e desafios para a gestão escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 59, p. 50-76, set./dez. 2014.
RISCAL, José Reinaldo; LUIZ, Maria Cecília. Gestão democrática e a análise de avaliações em larga escala: o desempenho de escolas públicas no Brasil. São Carlos: Pixel, 2016.
RISCAL. Sandra Aparecida; RISCAL, José Reinaldo. Avaliação de aprendizagem, institucional e de larga escala. In Maria Cecília Luiz (org.). Mentoria de diretores escolares: formação e contextos educacionais no Brasil.SeaEad. UFSCAR, 2021.
SAMMONS, Pam. As características-chave das escolas eficazes. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. (Orgs.) Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
SOARES, Sergei; BARTHOLO, Letícia; LÍCIO, Elaine Cristina; BOF, Alvana; MARTINS, Felipe dos Santos; SANTOS, Claudio Hamilton dos. Fim de Uma Era ou e Agora, Maria? Desafios Para a Atuação Federal na Educação Básica. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA: Rio de Janeiro, 2021.
TEIXEIRA, Anísio. Bases preliminares para o plano de educação referente ao Fundo Nacional de Ensino Primário. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro: v.38, n.88, out./dez. 1962. p.97-107.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Educação, Cultura e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.