PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3647Resumo
Este artigo traz uma reflexão a respeito dos resultados do desenvolvimento da Didática do Ensino Superior, disciplina do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior, em uma Instituição de Ensino Superior de Barra do Garças-MT. O objetivo principal era analisar a avaliação realizada pelos alunos que frequentam a Disciplina, em relação à organização do ensino pautado na teoria desenvolvimental. Os objetivos específicos visavam: compreender a avaliação inicial dos alunos a respeito de Didática; desenvolver a organização da atividade de ensino referente às didáticas tradicional, renovada e crítica e realizar a avaliação da didática utilizada no curso. Para isso, foi utilizada a metodologia qualitativa com os procedimentos da observação, da produção de textos e a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. O referencial teórico pautou-se em autores, como Garcia (1994), Veiga (2002), Candau (1985) e Gil (2006) que tratam da didática nos cursos de formação de professores, de Vygotsky (2001) e Leontiev (2005) que trazem os fundamentos da abordagem histórico-cultural e da teoria da atividade, respectivamente, e de Davídov (1988) que versa sobre a teoria desenvolvimental. Os resultados, organizados em categorias, sinalizam que predomina, nos cursos superiores, o entendimento de didática como método e técnica de transmissão de conteúdos. Porém, os alunos, ao vivenciarem outras possibilidades de organização do ensino, motivam-se e se envolvem no processo de aprendizagem, participam das aulas e se apropriam dos conceitos, fazendo-os refletir a respeito da importância da disciplina no exercício da docência.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.