PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Marilene Marzari Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia
  • Hidelberto de Sousa Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3647

Resumo

Este artigo traz uma reflexão a respeito dos resultados do desenvolvimento da Didática do Ensino Superior, disciplina do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior, em uma Instituição de Ensino Superior de Barra do Garças-MT. O objetivo principal era analisar a avaliação realizada pelos alunos que frequentam a Disciplina, em relação à organização do ensino pautado na teoria desenvolvimental. Os objetivos específicos visavam: compreender a avaliação inicial dos alunos a respeito de Didática; desenvolver a organização da atividade de ensino referente às didáticas tradicional, renovada e crítica e realizar a avaliação da didática utilizada no curso. Para isso, foi utilizada a metodologia qualitativa com os procedimentos da observação, da produção de textos e a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. O referencial teórico pautou-se em autores, como Garcia (1994), Veiga (2002), Candau (1985) e Gil (2006) que tratam da didática nos cursos de formação de professores, de Vygotsky (2001) e Leontiev (2005) que trazem os fundamentos da abordagem histórico-cultural e da teoria da atividade, respectivamente, e de Davídov (1988) que versa sobre a teoria desenvolvimental. Os resultados, organizados em categorias, sinalizam que predomina, nos cursos superiores, o entendimento de didática como método e técnica de transmissão de conteúdos. Porém, os alunos, ao vivenciarem outras possibilidades de organização do ensino, motivam-se e se envolvem no processo de aprendizagem, participam das aulas e se apropriam dos conceitos, fazendo-os refletir a respeito da importância da disciplina no exercício da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Marzari, Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); professora nos Cursos de licenciatura no Campus Universitário do Araguaia (UFMT). e-mail:marilenemarzari@gmail.com.

Downloads

Publicado

04/01/2020

Como Citar

Marzari, M., & Ribeiro, H. de S. (2020). PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3647

Edição

Seção

Dossiê