PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3647Resumen
Este artigo traz uma reflexão a respeito dos resultados do desenvolvimento da Didática do Ensino Superior, disciplina do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior, em uma Instituição de Ensino Superior de Barra do Garças-MT. O objetivo principal era analisar a avaliação realizada pelos alunos que frequentam a Disciplina, em relação à organização do ensino pautado na teoria desenvolvimental. Os objetivos específicos visavam: compreender a avaliação inicial dos alunos a respeito de Didática; desenvolver a organização da atividade de ensino referente às didáticas tradicional, renovada e crítica e realizar a avaliação da didática utilizada no curso. Para isso, foi utilizada a metodologia qualitativa com os procedimentos da observação, da produção de textos e a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. O referencial teórico pautou-se em autores, como Garcia (1994), Veiga (2002), Candau (1985) e Gil (2006) que tratam da didática nos cursos de formação de professores, de Vygotsky (2001) e Leontiev (2005) que trazem os fundamentos da abordagem histórico-cultural e da teoria da atividade, respectivamente, e de Davídov (1988) que versa sobre a teoria desenvolvimental. Os resultados, organizados em categorias, sinalizam que predomina, nos cursos superiores, o entendimento de didática como método e técnica de transmissão de conteúdos. Porém, os alunos, ao vivenciarem outras possibilidades de organização do ensino, motivam-se e se envolvem no processo de aprendizagem, participam das aulas e se apropriam dos conceitos, fazendo-os refletir a respeito da importância da disciplina no exercício da docência.Descargas
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