O REFÚGIO NO BRASIL:

A LINGUAGEM COMO POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO NA CULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10905

Palavras-chave:

Refugiados. Psicologia-Histórico Cultural. Domínio da Língua Portuguesa

Resumo

Com o aporte teórico metodológico da Psicologia Histórico-cultural, o presente artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo analisar a importância do papel da língua na inserção de adultos refugiados na cultura do país que os recebe, realizada em uma Organização Não Governamental (ONG) que acolhe esses sujeitos, na cidade de São Paulo, cujos participantes foram venezuelanos que vivem em situação de refúgio. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e encontros semanais presenciais, nesses encontros usamos materialidades artísticas como forma de criar espaços para promover o diálogo e as expressões dos participantes. Tivemos como resultado a construção de três grandes categorias: “razões para migrar”, “país que acolhe” e “a importância do domínio da língua”, esta última que iremos abordar neste artigo, uma vez que dominar a língua é fundamental para serem inseridos na sociedade, pois é central nas relações sociais e tem a função de comunicar, produzir cultura e planejar a ação. Os resultados indicaram que as questões envolvidas sobre o refúgio podem estar relacionadas a diversos motivos, sociais, econômicos e políticos, e violação de direitos humanos e dentre as dificuldades enfrentadas, o não domínio da língua portuguesa apresenta-se como de grande relevância. Conclui-se, dessa forma, que é preciso pensar formas de ensinar a língua portuguesa para os refugiados, visto a diversidade de singularidades que apresentam nas mais diferentes culturas.

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Biografia do Autor

Tatiana De Camargo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestra em Psicologia como Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Vera Lucia Trevisan de Souza, Pontifica Universidade Católica de Campinas

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutora (2004) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

20/12/2023

Como Citar

De Camargo, T., & Trevisan de Souza, V. L. (2023). O REFÚGIO NO BRASIL: : A LINGUAGEM COMO POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO NA CULTURA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 1–9. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10905