RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE ENSINO SUPERIOR NO MERCOSUL:

UMA ABORDAGEM CRÍTICA PARA CONTRIBUIR PARA O DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10940

Palavras-chave:

Reconhecimento de diplomas de ensino superior, MERCOSUL, Internacionalização da educação superior, Dinâmica capitalista, Integração regional

Resumo

No campo dos estudos sobre o ensino superior encontramos uma linha de trabalho que aborda o que se convencionou chamar de internacionalização do ensino superior, tema que engloba várias questões e sobre o qual existem várias definições e posicionamentos. Como parte das questões que surgem dessa internacionalização, encontramos o reconhecimento de diplomas universitários, uma questão que nas últimas décadas tem recebido considerável atenção nas esferas acadêmicas e políticas nacionais e internacionais. É que o reconhecimento de títulos está relacionado a processos migratórios, prática profissional e mobilidade internacional de profissionais, professores e estudantes que, em múltiplas ocasiões, precisam validar diplomas e habilidades para trabalhar e/ou estudar em outro país. Além disso, o tema está na agenda de diversas instituições como o MERCOSUL.

Com base nisso, nos propomos a descrever e analisar o reconhecimento de diplomas universitários no MERCOSUL, abordando a forma como esse tema se insere na dinâmica capitalista e integração regional. Além disso, examinamos o acordo do MERCOSUL sobre reconhecimento de diplomas de ensino superior assinado em 2018, e explicamos o que está acontecendo em cada país do bloco, destacando aspectos regulatórios e entraves processuais.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Fernandez, UNILA

    Paula Daniela Fernández

    Docente e pesquisadora da Univesidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA-Brasil).

    Professora de Magistério superior

    Doutora em Ciências Antropológicas (Universidad de Buenos Aires)

  • Fernano Romero Wimer, Univesidade Federal da Integração Latino-Americana

    Fernando Romero Wimer

    Docente e pesquisador da Univesidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA-Brasil).

    Professor de Magistério superior

    Doutor em História (Universidad de Buenos Aires)

Referências

ALTBACH, Philip; TEICHLER, Ulrich. Internationalization and Exchanges in a Globalized University. Journal of Studies in International Education. Berlin, v. 5, n. 1, p. 5-25, Spring, 2001.

ASTARITA, R. Valor, mercado y mundialización. Buenos Aires: Kaicron, 2006.

CAETANO, G. Los nuevos rumbos del MERCOSUR. El cambio de modelo y las consecuencias de la crisis brasileña. Foro Internacional. México, v. LIX, n.1, cuad. 235, p. 47-88, enero/marzo, 2019. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-013X2019000100047. Acesso em 11.11.2021.

FERNANDEZ; PRETELL, J. (2021). Educação, internacionalização e capitalismo: o caso do curso de medicina na região trinacional. In: FERNANDEZ, P.; STOECKL, B. (orgs.). Educação e integração regional. Experiencias Sul-americanas. Curitiba: CRV Editora, 2021.

FERNANDEZ, P. Integración educativa en el MERCOSUR: normativa y experiencias. Revista Interdisciplina de Estudios Sociales. Bahía Blanca, n. 22, P. 37-66, julio/diciembre, 2020.

FERNANDEZ, P. Reconocimiento de títulos de educación superior en el Mercado Común del Sur: un balance a 30 años de la constitución del bloque In: SACRISTAN-RODRIGUEZ, C.; ARAUJO, F. (Eds.). Integración latinoamericana en tiempos de incertidumbre. Bogotá: Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia, 2022.

HIZUME, G.; BARREYRO, G. A acreditação de cursos de graduação no processo de Bolonha e no Mercosul. In: BARREYRO, G.; HIZUME, G. (eds.) Regionalismos e inter-regionalismos na educação superior. Projetos, propostas e influências entre a América Latina e a Europa. Cascavel: EDUNIOESTE, 2018.

IESALC/UNESCO. Convenio Regional para el Reconocimiento de Estudios. Estrategia propuesta por el Instituto Internacional de la UNESCO para la Educación Superior. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/2019/09/05/unesco-publica-avances-de-la-convencion-mundial-sobre-el-reconocimiento-de-estudios/ Acesso em 2.7.2021

KAN, J. La integración desde arriba. Los empresarios argentinos frente al MERCOSUR y el ALCA. Buenos Aires: CICCUS/Imago Mundi, 2015.

Ley de Urgente Consideración (LUC). Disponível em: https://www.impo.com.uy/bases/leyes/19889-2020. Acesso em: 6.9.2022

MERCOSUR. Decisión CMC Nº 07/18. Acuerdo sobre reconocimiento de títulos de grado de educación superior en el MERCOSUR. Disponível em: http://www.mercosur.int/innovaportal/v/5775/5/innova.front/reconocimiento-de-titulos-en-el-mercosur. Acesso em: 6.9.2022

MOROSINI, M. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. Educar en revista. Curitiba, n. 28, P. 107-124, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/k4qqgRK75hvVtq4Kn6QLSJy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 1.10.2020.

PASSARINI, J. et al. Movilidad de estudiantes y graduados. El reconocimiento de títulos y el ejercicio profesional en el MERCOSUR. Santa Fe, UNL editora, 2022. En prensa.

PERROTTA, D. La integración regional de la educación superior en el MERCOSUR en el marco de la orientación general del bloque y la tensión entre un modelo solidario y otro competitivo: el caso de los programas regionales de acreditación de carreras de grado: del MEXA al ARCU-SUR, 1998-2008. 2011. Tesis de Maestría para obtener el título Magister en Ciencias Sociales con orientación en educación. Buenos Aires: FLACSO, 2011. Disponível em: https://repositorio.flacsoandes.edu.ec/xmlui/handle/10469/3923. Acesso em 5.3.2022.

SANAHUJA, J. Enfoques diferenciados y marcos comunes en el regionalismo latinoamericano: Alcance y perspectivas de UNASUR y CELAC. Pensamiento Propio. Managua, n.19(39), p. 75-108, 2014. Disponível em: http://www.cries.org/wp-content/uploads/2014/06/007-Sanahuja.pdf. Acesso em 5.8.2019.

SIEBIGER, R. A expansão do Processo de Bolonha para a América Latina e as principais evidencias de sua influência nas políticas de educação superior no Brasil. In: BARREYRO, G.; HIZUME, G. (eds.) Regionalismos e inter-regionalismos na educação superior. Projetos, propostas e influências entre a América Latina e a Europa. Cascavel: EDUNIOESTE, 2018.

Publicado

28/10/2023

Como Citar

RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE ENSINO SUPERIOR NO MERCOSUL: : UMA ABORDAGEM CRÍTICA PARA CONTRIBUIR PARA O DEBATE. (2023). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 26-37. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10940

Artigos Semelhantes

1-10 de 422

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.