DADO SOCIOLÓGICO: o lúdico como método dialógico no ensino de Sociologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12586

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia; Lúdico; Dado sociológico.

Resumo

Com intuito de gerar o diálogo em sala de aula a fim de construir um espaço de ensino-aprendizagem instigante que se constituiu o jogo Dado Sociológico, objeto de análise deste trabalho. Então, objetiva-se investigar o lúdico enquanto método dialógico no ensino da Sociologia no Ensino Médio, especificamente os sentidos e os usos do Dado Sociológico. A construção desta pesquisa participativa e descritiva se deu pelo uso de alguns instrumentos e ações, como: pesquisa bibliográfica, observação sistemática e realização de oficinas. Ao se tratar da educação libertadora e dialógica trazemos Paulo Freire e Ira Shor (1986). Acerca da pedagogia engajada e a importância da coerência entre prática e teoria no ensino dialogamos com bell hooks (2013). A partir da compreensão desse percurso, percebemos como a relação entre a educação e o lúdico é possível e suscetível a ressignificações e adaptações coerentes com os objetivos que se pretende alcançar e com o público que se busca dialogar.

 

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Biografia do Autor

  • Bruna Costa Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará. Cientista Social (licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (2020) e mestra em sociologia pela mesma instituição. Pesquisadora de políticas culturais, participação civil nas políticas públicas, juventudes, ludicidade no ensino de Sociologia e audiovisual. Foi bolsista de 2015 - 2020 do PET Ciências Sociais. Criadora do jogo Dado Sociológico, o qual ganhou repercussões entre acadêmicos e professores de ensino médio. Como pesquisadora trabalha como colaboradora do Programa Cientista Chefe de Cultura, no qual esteve envolvida nas pesquisas acerca do Festival multicultural Circula Ceará (2021) e do processo de avaliação da Escola Porto Iracema das Artes (2024). Também se especializou enquanto produtora cultural pela Escola Livre Gestão, Produção e Políticas Culturais- Ecult. Atua como roteirista e diretora audiovisual, em 2019 teve o roteiro "Há números que sonham" selecionado para o Preamar do Porto Iracema das Artes. É Roteirista e diretora do documentário "Além da escola" (2019). Integrante do coletivo Cine Diversas, formado por mulheres, produz cineclubes nas periferias de Fortaleza voltados para a difusão de produções audiovisuais com protagonismo de mulheres.

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Publicado

03/03/2025

Como Citar

Costa Silva do Nascimento, B. (2025). DADO SOCIOLÓGICO: o lúdico como método dialógico no ensino de Sociologia. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 105-114. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12586