DADO SOCIOLÓGICO: o lúdico como método dialógico no ensino de Sociologia
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12586Palavras-chave:
Ensino de Sociologia; Lúdico; Dado sociológico.Resumo
Com intuito de gerar o diálogo em sala de aula a fim de construir um espaço de ensino-aprendizagem instigante que se constituiu o jogo Dado Sociológico, objeto de análise deste trabalho. Então, objetiva-se investigar o lúdico enquanto método dialógico no ensino da Sociologia no Ensino Médio, especificamente os sentidos e os usos do Dado Sociológico. A construção desta pesquisa participativa e descritiva se deu pelo uso de alguns instrumentos e ações, como: pesquisa bibliográfica, observação sistemática e realização de oficinas. Ao se tratar da educação libertadora e dialógica trazemos Paulo Freire e Ira Shor (1986). Acerca da pedagogia engajada e a importância da coerência entre prática e teoria no ensino dialogamos com bell hooks (2013). A partir da compreensão desse percurso, percebemos como a relação entre a educação e o lúdico é possível e suscetível a ressignificações e adaptações coerentes com os objetivos que se pretende alcançar e com o público que se busca dialogar.
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