REIMAGINANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e oportunidades na (Re)construção das práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.12718Palabras clave:
Formação de professores, Práticas pedagógicas, InterculturalidadeResumen
A interlocução entre Nietzsche, Imbernón e Tardif no que tange à formação de professores representa um campo fértil para a reflexão sobre os desafios e possibilidades de (re)significar das práticas pedagógicas. Esses pensadores, cada um em sua época, trouxeram contribuições significativas para a compreensão da educação e do papel do professor, lançando luz sobre questões cruciais que permeiam o contexto educacional contemporâneo. O problema central que se coloca é como conciliar as ideias de Nietzsche, que enfatiza a individualidade e a superação de valores tradicionais, com as abordagens de Imbernón e Tardif, que se preocupam com a formação e a profissionalização dos professores. Como garantir que a formação continuada dos educadores seja capaz de (re)significar suas práticas pedagógicas, considerando a singularidade de cada professor e os desafios presentes na sociedade atual? O objetivo deste estudo é investigar as possibilidades de diálogo entre as perspectivas de Nietzsche, Imbernón e Tardif, visando à construção de um arcabouço teórico que permita repensar a formação de professores de forma mais aberta, flexível e adaptada às necessidades individuais, ao mesmo tempo em que atenda às exigências da contemporaneidade. Busca-se, assim, identificar caminhos para que a formação dos professores possa ser enriquecida pela compreensão do pensamento nietzschiano, incorporando a ideia de superação de valores e a valorização da singularidade de cada docente, ao mesmo tempo em que se baseia nas contribuições de Imbernón e Tardif para a profissionalização docente.
Descargas
Referencias
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Giovanni Reale. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. Trad. Sergio Miceli, 2001.
BOURDIEU, Pierre. O Senso Prático. Petrópolis: Vozes, [1980] 2009.
CANDAU, V.M. Relatório da Pesquisa Universidade, Diversidade Cultural e Formação de Professores. Rio de Janeiro: Departamento de Educação da PUC-RIO, 2003.
FLEURI, Reinaldo Matias. Desafios à educação intercultural no Brasil. Educação, Sociedade & Culturas, nº 16, p. 45-62. 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: Novas tendências. 8° ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2018.
LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade, v. 28, n. 2, 2003.
NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre educação; tradução. notas de Noéli Correia de Melo sobrinho. 7. Ed. – Rio de Janeiro : PUC-Rio; São Paulo : Ed. Loyola, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal. Prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Considerações Intempestivas. Tradução de Marco Aurélio Werle. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano demasiado humano – um livro para espíritos livres. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre o Futuro de nossos Estabelecimentos de Ensino (1872). In: Escritos sobre Educação. Tradução de Noéli Correia de Melo Sobrinho. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologies of the South: Justice Against Epistemicide. Boulder: Paradigm Publishers, 2014.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2020.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 6.ed. Petrópolis 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Educação, Cultura e Sociedade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.