REIMAGINANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e oportunidades na (Re)construção das práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.12718

Palavras-chave:

Formação de professores, Práticas pedagógicas, Interculturalidade

Resumo

A interlocução entre Nietzsche, Imbernón e Tardif no que tange à formação de professores representa um campo fértil para a reflexão sobre os desafios e possibilidades de (re)significar das práticas pedagógicas. Esses pensadores, cada um em sua época, trouxeram contribuições significativas para a compreensão da educação e do papel do professor, lançando luz sobre questões cruciais que permeiam o contexto educacional contemporâneo. O problema central que se coloca é como conciliar as ideias de Nietzsche, que enfatiza a individualidade e a superação de valores tradicionais, com as abordagens de Imbernón e Tardif, que se preocupam com a formação e a profissionalização dos professores. Como garantir que a formação continuada dos educadores seja capaz de (re)significar suas práticas pedagógicas, considerando a singularidade de cada professor e os desafios presentes na sociedade atual? O objetivo deste estudo é investigar as possibilidades de diálogo entre as perspectivas de Nietzsche, Imbernón e Tardif, visando à construção de um arcabouço teórico que permita repensar a formação de professores de forma mais aberta, flexível e adaptada às necessidades individuais, ao mesmo tempo em que atenda às exigências da contemporaneidade. Busca-se, assim, identificar caminhos para que a formação dos professores possa ser enriquecida pela compreensão do pensamento nietzschiano, incorporando a ideia de superação de valores e a valorização da singularidade de cada docente, ao mesmo tempo em que se baseia nas contribuições de Imbernón e Tardif para a profissionalização docente.

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Biografia do Autor

  • Marco Aurélio da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Doutorando em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre em  Ciências Sociais pela mesma instituição. Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.  
  • Alisson Santana, Universidade Federal Fluminense - UFF

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense - PPGCine/UFF (2022). Linha de pesquisa: Histórias e Políticas. Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Feira de Santana. Licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Grupo de Pesquisa Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da UFRJ. Membro do Grupo de Pesquisa Modos de Ver - Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas (ESPM-RJ). Dedica-se à área de História do Cinema e Audiovisual no Brasil.

  • Estela Aparecida Oliveira Vieira, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

    Mestre e Doutora em Educação pela Ecole doctorale Cognition, Langage, Education; Aix-Marseille Université, AMU, França. Apresenta experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação, além de coordenação de projetos e atividades de formação, com atuação nos campos de Educação, Saúde e Tecnologias Digitais e Práticas pedagógicas inovadoras.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

da Silva, M. A., Oliveira Soares de Santana, A., & Oliveira Vieira, E. A. (2024). REIMAGINANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e oportunidades na (Re)construção das práticas pedagógicas. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(3), 110-121. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.12718