EDUCAÇÃO DO CAMPO: transformação social ou reprodução da “ordem social” existente
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12914Palavras-chave:
Escola, Internalização, Ensino de Ciências , Politicas PúblicasResumo
O presente artigo oferece uma pesquisa bibliográfica que investiga a obra A Educação Para Além do Capital de István Mészáros da área de educação com recorte para a educação profissional e tecnológica. O objetivo aqui pretendido é o de analisar se a educação do campo nos assentamentos rurais realiza as transformações sociais amplas e emancipadoras do indivíduo ou continuam perpetuando os princípios e valores da “ordem social” dominante vigente. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental que versam sobre o tema na base de dados Scielo, Periódicos CAPEs, Google Scholar, por meio de uma pesquisa bibliométrica. Os princípios teóricos que orientam a investigação versam sobre uma educação emancipadora para além da lógica alienante do capital. O procedimento metodológico adotado foi o levantamento bibliográfico descritivo. Os resultados alcançados indicam que os povos do campo através dos movimentos sociais lutam por uma educação autônoma voltada para o trabalho e cooperação. Em termos gerais, a comunidade continua a luta pela afirmação de sua identidade e cultura que reafirmam a realidade da multiplicidade de sujeitos.
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