PROJETO INTEGRADOR INTERAÇÃO: propostas e desafios de interdisciplinaridade no ensino médio integrado do IFMT Câmpus Várzea Grande
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12928Palavras-chave:
Ensino por projetos, Feira de Ciências, Iniciação CientíficaResumo
Este artigo descreve o planejamento, execução e desafios do Projeto InterAção, iniciado no semestre letivo 2023/1 no IFMT Campus Várzea Grande, que visou integrar componentes curriculares do curso de Desenho de Construção Civil (DCC) para criar um "Espaço Verde" para os estudantes e expor os resultados em uma feira de Ciências realizada no campus. A revisão bibliográfica aborda o método de projetos, a integração curricular e as metodologias ativas, destacando a relevância das Feiras de Ciências (FC) e a interação comunitária. A metodologia adotada foi um estudo de caso descritivo, com coleta de dados através de análise documental e observação participante. Os resultados indicam que a integração curricular e a abordagem interdisciplinar promovem uma aprendizagem mais significativa e prática, aumentando a motivação dos alunos e preparando-os para desafios reais no mundo do trabalho. Este artigo procura servir como inspiração para educadores e instituições, demonstrando a viabilidade e os benefícios da integração entre ensino propedêutico e técnico.
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