DESAFIOS OCULTOS: o que leva estudantes a abandonarem a educação profissional e tecnológica no Brasil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12931

Palavras-chave:

Causas, Evasão, Educação Profissional, Cursos Técnicos, Estudante

Resumo

A evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um problema amplamente presente em todos os níveis e instituições federais de ensino no Brasil. Com base nesse cenário, este estudo teve como objetivo revisar a literatura científica para identificar as causas que influenciam o abandono de cursos técnicos na EPT no país. A revisão abrangeu publicações de 2009 a 2019 e investigou as principais causas que contribuem para a evasão. Os resultados apontaram diversas causas, incluindo motivos pessoais, como dificuldades de adaptação ao ambiente acadêmico e falta de identificação com o curso; causas econômicas, como a necessidade de conciliar trabalho e estudos; e questões institucionais, relacionadas à estrutura escolar e à qualidade do ensino. Além disso, destaca-se que as motivações para a evasão são variadas e podem ser agrupadas em três grandes categorias: causas individuais, causas internas às instituições e causas externos, inclusive a migração por questões climáticas. Portanto, conclui-se que o combate à evasão na EPT é um desafio complexo que requer uma ação coordenada entre governo, instituições de ensino e sociedade. Melhorias na infraestrutura escolar, políticas públicas mais eficientes e maior apoio aos estudantes são apontados como estratégias fundamentais para reduzir a evasão no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Thiago Fernandes, Universidade Federal de Rondonópolis - UFR

    Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Cuiabá (UNIC), na linha de pesquisa em dinâmica de ambientes urbanos e rurais. Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa em Gestão Ambiental e Sustentabilidade - impacto, monitoramento e contaminação ambiental nos biomas - Pantanal, Amazônia e Cerrado. Foi Professor Substituto (interino) do Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus de Barra do Bugres (2016/2017). Atualmente, é Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Administração - Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas - Universidade Federal de Rondonópolis (Campus Sede). Atua na área de Gestão, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Local - linha de trabalho em uso de tecnologias ambientais nas organizações e reaproveitamento de resíduos industriais. É auditor interno da ISO 9001 / 2015 (Gestão e Controle de Sistema da Qualidade) certificado pela Plenun Consultorias. Pesquisador Colaborador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial: Alto Paraguai/MT (NuPEDeTer-AP) e do Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional - GPEP do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

  • Elizabete Maria da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

    Doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, pelo programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, UCDB, Campo Grande, MS (2017), com período Sanduíche-CAPES, na Universidade de Alicante, Espanha. Mestre em Desenvolvimento Local, pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (2010). Graduação em complementação pedagógica pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992). Militante da Economia Solidária, desenvolveu trabalhos de geração de renda e educação popular com agricultores da Região Sul do Estado de Mato Grosso de 2007 a 2013, inicialmente como voluntária e a partir de 2010, como profissional. Realizou trabalhos como educadora popular e na educação formal em Luanda e Cabinda, Angola, de 2004 a 2006. Professora na rede pública e particular do Estado de Mato Grosso de 1995 a 2003. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de 2008 a 2010 e 2013 a 2017. Foi professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, Campus Várzea Grande de agosto de 2017 a junho de 2019. Professora na Universidade Estadual de Mato Grosso, UNEMAT, Campus Nova Mutum de fevereiro de 2020 a junho de 2021 e janeiro de 2023. Atualmente é Professora do Magistério Superior na Universidade Federal Rural do Amazonas, Campus de Parauapebas, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Solidária, desenvolvimento local, sustentabilidade, economia agrícola, bioeconomia, cooperativismo e agricultura familiar. Publicações voltadas para Economia Solidária, políticas e desenvolvimento agrícolas, sustentabilidade e agroecologia.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Fernandes, T., & Maria da Silva, E. . (2024). DESAFIOS OCULTOS: o que leva estudantes a abandonarem a educação profissional e tecnológica no Brasil?. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 148-160. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12931