DESAFIOS OCULTOS: o que leva estudantes a abandonarem a educação profissional e tecnológica no Brasil?
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12931Palavras-chave:
Causas, Evasão, Educação Profissional, Cursos Técnicos, EstudanteResumo
A evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um problema amplamente presente em todos os níveis e instituições federais de ensino no Brasil. Com base nesse cenário, este estudo teve como objetivo revisar a literatura científica para identificar as causas que influenciam o abandono de cursos técnicos na EPT no país. A revisão abrangeu publicações de 2009 a 2019 e investigou as principais causas que contribuem para a evasão. Os resultados apontaram diversas causas, incluindo motivos pessoais, como dificuldades de adaptação ao ambiente acadêmico e falta de identificação com o curso; causas econômicas, como a necessidade de conciliar trabalho e estudos; e questões institucionais, relacionadas à estrutura escolar e à qualidade do ensino. Além disso, destaca-se que as motivações para a evasão são variadas e podem ser agrupadas em três grandes categorias: causas individuais, causas internas às instituições e causas externos, inclusive a migração por questões climáticas. Portanto, conclui-se que o combate à evasão na EPT é um desafio complexo que requer uma ação coordenada entre governo, instituições de ensino e sociedade. Melhorias na infraestrutura escolar, políticas públicas mais eficientes e maior apoio aos estudantes são apontados como estratégias fundamentais para reduzir a evasão no Brasil.
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