ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DA META V DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2025) NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PARANÁ: reflexões para além das projeções numéricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13339

Palavras-chave:

: Avaliação em Larga Escala; , Plano Municipal de Educação (PME); , Meta V;

Resumo

Este estudo investiga o cumprimento da Meta V do Plano Nacional de Educação (2014-2024) no município de Cascavel, Paraná, que tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças até o término do 3º ano do ensino fundamental. Com uma abordagem qualitativa, o estudo emprega análise documental e bibliográfica para examinar as políticas e práticas educacionais locais. Os dados mostram progressos na elaboração de instrumentos de avaliação próprios, como a Prova Cascavel, porém também apresentam deficiências na implementação das estratégias planejadas. A pesquisa destaca a prevalência de avaliações em larga escala como instrumentos de controle, em vez de abordagens formativas, e analisa os efeitos dessas políticas na estruturação da escola, na responsabilização dos professores e na qualidade do aprendizado. Conclui-se que é necessário equilibrar a avaliação quantitativa com o respeito às especificidades locais e ao desenvolvimento integral das crianças.

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Biografia do Autor

  • Arcielli Royer Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

    Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Cascavel. Mestra em Educação (2021) - pela Unioeste. Possui graduação em Pedagogia (2007) e Letras Espanhol (2018) pela mesma instituição. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional - (UNIPAN), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialista em Autismo pela Faculdade Pólis Civita (2024). Pesquisadora na área de Educação e atua principalmente nos temas: Política Educacional: com ênfase na Avaliação em Larga Escala. Atualmente é professora da Escola Municipal Artur Carlos Sartori. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem.

  • Gabriela Viana Zucco, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

    Gabriela Viana Zucco Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel-PR. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

  • Valdecir Soligo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

    Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Graduado em Historia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP. Professor Associado no colegiado de Pedagogia e Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado PPGE - UNIOESTE, campus de Cascavel e do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar Sociedade, Cultura e Fronteiras UNIOESTE, PPGSCF, campus Foz do Iguaçu. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Educacional.

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Publicado

31/07/2025

Como Citar

ROYER NOGUEIRA, A., Viana Zucco, G., & SOLIGO, V. (2025). ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DA META V DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2025) NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PARANÁ: reflexões para além das projeções numéricas. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 15-27. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13339