ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DA META V DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2025) NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PARANÁ: reflexões para além das projeções numéricas
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13339Palavras-chave:
: Avaliação em Larga Escala; , Plano Municipal de Educação (PME); , Meta V;Resumo
Este estudo investiga o cumprimento da Meta V do Plano Nacional de Educação (2014-2024) no município de Cascavel, Paraná, que tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças até o término do 3º ano do ensino fundamental. Com uma abordagem qualitativa, o estudo emprega análise documental e bibliográfica para examinar as políticas e práticas educacionais locais. Os dados mostram progressos na elaboração de instrumentos de avaliação próprios, como a Prova Cascavel, porém também apresentam deficiências na implementação das estratégias planejadas. A pesquisa destaca a prevalência de avaliações em larga escala como instrumentos de controle, em vez de abordagens formativas, e analisa os efeitos dessas políticas na estruturação da escola, na responsabilização dos professores e na qualidade do aprendizado. Conclui-se que é necessário equilibrar a avaliação quantitativa com o respeito às especificidades locais e ao desenvolvimento integral das crianças.
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