A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS LUTAS EMANCIPATÓRIAS PELA TERRA PARA A PRODUÇÃO DA VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13949

Palavras-chave:

Educação do campo Trabalhadores do campo, Lutas camponesas. Emancipação.

Resumo

O presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica/documental sobre a educação do campo na luta pela emancipação e consolidação das famílias de camponeses viverem dignamente no campo. Analisamos documentos, artigos científicos, capítulos de livros e livros completos produzidos por autores/autoras mais conhecidos na área da educação do campo. Propusemo-nos, inicialmente, mostrar de que forma, histórica e politicamente, ocorreu e ainda ocorre a luta camponesa pela consolidação dos homens e das mulheres no campo, que se estruturou no território das leis e da organização dos próprios sujeitos do campo para a luta pela terra, pela educação e pelo espaço social. Em seguida, mostramos como essas lutas se transformaram em projetos sociais e políticos para a vida do homem no campo. Por fim, trazemos algumas considerações sobre como essas lutas e movimentos estão sendo impactados com os novos rumos do atual cenário político brasileiro.

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Biografia do Autor

  • José Luiz Muller, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores na área de Pedagogia, agressividade, violência, aprendizagem, avaliação, construção do Projeto Político Pedagógico escolar.

  • Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição - FAFIMC (1988). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS (1992) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999). É Professor Titular com dedicação exclusiva na UFRGS, atuando junto ao Departamento de Estudos Básicos na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos cursos de Licenciaturas na área de Filosofia da Educação. Atua, também, no Pós Graduação em Educação - PPGEDU-UFRGS - orientando Mestrado. Doutorado e Pos Doutorado - com ênfase em Educação Popular Latino-americana e Estudos Sobre Universidade, desenvolvendo pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: Educação Popular, Paulo Freire e os desafios da Universidade na perspectiva da Humanização e Emancipação Social. Coordena a área de Filosofia da Educação na FACED/UFRGS.

  • Marion Machado Cunha, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professor Livre-Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Sinop. Possui licenciatura em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), com ampla experiência nas áreas de ensino, pesquisa e gestão acadêmica. Nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, foi responsável pela implementação do primeiro mestrado em rede nacional a distância na UNEMAT, o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), de 2019 a 2022, e desde 2023 exerce a função de Vice-Coordenador desse programa. Também integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de História desde 2017. É bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), uma parceria entre a UFMT e a UNEMAT. Atua como parecerista Ad Hoc de projetos de pesquisa da UNEMAT e é membro do Conselho Editorial da Revista Educação, Cultura e Sociedade, da Revista Eventos Pedagógicos e de outros periódicos científicos. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Práticas Sociais (GEPTEPS) do CNPq. 

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Publicado

31/07/2025

Como Citar

Muller, J. L., Zitkoski, J. J., & Cunha, M. M. (2025). A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS LUTAS EMANCIPATÓRIAS PELA TERRA PARA A PRODUÇÃO DA VIDA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 119-133. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13949