PRODUÇÃO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

INTERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E REESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.6486

Palavras-chave:

produção de texto, intervenção, reescrita

Resumo

O respectivo artigo consiste em apresentar a teoria que permeia o desenvolvimento da escrita em alunos da educação básica. Neste sentido, visa entender como os aspectos relacionados à produção de texto são desenvolvidos. O artigo demonstra, por meio de um estudo bibliográfico, os efeitos da interferência e da reescrita nos textos de alunos da educação básica, mostrando quais são os aspectos positivos desse trabalho no que tange o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral deste artigo consiste em compreender o processo de produção escrita em situação de ensino, especificamente, enfocando a revisão e a reescrita do texto, na educação básica. Portanto, o processo de produção de texto em situação de ensino, especificamente enfocando a revisão e a reescrita, o professor deve criar condições para que o diálogo não se feche, mas possibilite as devidas compreensões responsivas por parte do produtor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleicieli Thaine Lucheti dos Santos de Castilhos, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Especialista em Neuropedagogia na Educação; Mestranda em Ensino, Bolsista da CAPES, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Paranavaí, Paranavaí – PR, Brasil

Fátima Aparecida de Souza Francioli, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora em Educação Escolar  (UNESP), Professora do Programa de Pós-graduação PPIFOR, Professora do Colegiado de Pedagogia, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Paranavaí – PR – Brasil. Líder do grupo de pesquisa GTPEC (cadastrado e certificado no CNPq) - Estudos das teorias e práticas pedagógicas na perspectiva crítica da educação escolar - que busca investigar as teorias da educação para analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas de educação básica, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental e sob as perspectivas da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural.

Lilian Maia Borges Testa, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Especialista em Psicopedagogia, Docência no Ensino Superior, Educação a Distância e Tecnologia Educacionais, e Gestão Educacional; Mestranda em Ensino. Professora conteudista na modalidade de ensino a distância, professora de Língua Portuguesa e Pedagoga da rede estadual de ensino do Estado do Paraná, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Paranavaí – PR, Brasil

Referências

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 1º e 2º ciclos. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRITTO, Percival Leme. Em terra de surdos-mudos. In: GERALDI, João. Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. Brasília: UNB, 1998.

GEHRKE, Nara Augustin. Na leitura, a gênese da reconstrução de um texto. Letras de hoje. Porto Alegre, v. 28, nº 4, 1993.

GERALDI, João Wanderley. A escrita como trabalho: operações e meta-operações de construção de textos. In: GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas; SP: Mercado de Letras – ALB, 1996.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

GERALDI, João Wanderley. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W.; CITTELI, B. (orgs.). Aprender e ensinar com textos de alunos. Volume I. São Paulo: Cortez, 1997.

KRAMER, Sonia. Leitura e escrita como experiência – notas sobre seu papel na formação. In: ZACCUR, Edwiges (Org.). A magia da linguagem. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001.

MENEGASSI, Renilson José. Comentários de revisão na reescrita de textos: componentes básicos. Trabalhos em Lingüística Aplicada. Campinas: UNICAMP, nº 35, 2000.

REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. A orientação para produção de texto. In: DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001, p.127-148.

Downloads

Publicado

20/12/2023

Como Citar

Lucheti dos Santos de Castilhos, G. T., Aparecida de Souza Francioli, F., & Maia Borges Testa, L. (2023). PRODUÇÃO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E REESCRITA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 135–146. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.6486