PRODUÇÃO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

INTERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E REESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.6486

Palavras-chave:

produção de texto, intervenção, reescrita

Resumo

O respectivo artigo consiste em apresentar a teoria que permeia o desenvolvimento da escrita em alunos da educação básica. Neste sentido, visa entender como os aspectos relacionados à produção de texto são desenvolvidos. O artigo demonstra, por meio de um estudo bibliográfico, os efeitos da interferência e da reescrita nos textos de alunos da educação básica, mostrando quais são os aspectos positivos desse trabalho no que tange o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral deste artigo consiste em compreender o processo de produção escrita em situação de ensino, especificamente, enfocando a revisão e a reescrita do texto, na educação básica. Portanto, o processo de produção de texto em situação de ensino, especificamente enfocando a revisão e a reescrita, o professor deve criar condições para que o diálogo não se feche, mas possibilite as devidas compreensões responsivas por parte do produtor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gleicieli Thaine Lucheti dos Santos de Castilhos, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

    Especialista em Neuropedagogia na Educação; Mestranda em Ensino, Bolsista da CAPES, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Paranavaí, Paranavaí – PR, Brasil

  • Fátima Aparecida de Souza Francioli, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

    Doutora em Educação Escolar  (UNESP), Professora do Programa de Pós-graduação PPIFOR, Professora do Colegiado de Pedagogia, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Paranavaí – PR – Brasil. Líder do grupo de pesquisa GTPEC (cadastrado e certificado no CNPq) - Estudos das teorias e práticas pedagógicas na perspectiva crítica da educação escolar - que busca investigar as teorias da educação para analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas de educação básica, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental e sob as perspectivas da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural.

  • Lilian Maia Borges Testa, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

    Especialista em Psicopedagogia, Docência no Ensino Superior, Educação a Distância e Tecnologia Educacionais, e Gestão Educacional; Mestranda em Ensino. Professora conteudista na modalidade de ensino a distância, professora de Língua Portuguesa e Pedagoga da rede estadual de ensino do Estado do Paraná, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Paranavaí – PR, Brasil

Referências

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 1º e 2º ciclos. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRITTO, Percival Leme. Em terra de surdos-mudos. In: GERALDI, João. Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. Brasília: UNB, 1998.

GEHRKE, Nara Augustin. Na leitura, a gênese da reconstrução de um texto. Letras de hoje. Porto Alegre, v. 28, nº 4, 1993.

GERALDI, João Wanderley. A escrita como trabalho: operações e meta-operações de construção de textos. In: GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas; SP: Mercado de Letras – ALB, 1996.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

GERALDI, João Wanderley. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W.; CITTELI, B. (orgs.). Aprender e ensinar com textos de alunos. Volume I. São Paulo: Cortez, 1997.

KRAMER, Sonia. Leitura e escrita como experiência – notas sobre seu papel na formação. In: ZACCUR, Edwiges (Org.). A magia da linguagem. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001.

MENEGASSI, Renilson José. Comentários de revisão na reescrita de textos: componentes básicos. Trabalhos em Lingüística Aplicada. Campinas: UNICAMP, nº 35, 2000.

REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. A orientação para produção de texto. In: DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001, p.127-148.

Downloads

Publicado

20/12/2023

Como Citar

PRODUÇÃO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E REESCRITA. (2023). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 135-146. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.6486

Artigos Semelhantes

1-10 de 416

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.