O fechamento das escolas do campo: o anúncio do fim das comunidades rurais/camponesas

Autores

  • Odimar João Peripolli UNEMAT/Sinop
  • Alceu Zoia

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v1i2.435

Resumo

Aos poucos, a questão agrária, em nosso país, vem reocupando espaços perdidos nos meios de comunicação social, sobretudo, naqueles comprometidos com as causas sociais no meio rural/campo. De forma corajosa denunciam os muitos e graves problemas enfrentados pelos chamados povos do campo. Como pano de fundo deste cenário reapresentado está o trabalho realizado pelos movimentos sociais do campo, aliado às facilidades proporcionadas pelos avanços do mundo da tecnologia, sobretudo o da informação. Além de mostrar os avanços produzidos pela ciência e pela tecnologia aplicados ao campo (modernização), põem em evidência as muitas contradições produzidas
pelo atual modelo de campo imposto pelo projeto do capital, cujas políticas agrária, agrícola e educacional são extremamente excludentes e classistas. Uma das consequências desta forma de gestar o campo tem sido o fechamento das escolas rurais/no/do campo. Um projeto de escola pra o campo não pode prescindir de um projeto de campo.
Palavras-chave: educação; campo; fechamento de escolas.

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Biografia do Autor

Odimar João Peripolli, UNEMAT/Sinop

Mestre e Doutor em Educação (UFRGS); Professor Adjunto na área de Metodologia Científica na Universidade do
Estado do Mato Grosso/Sinop.

Alceu Zoia

Doutor em Educação (UFG); Professor Adjunto da área de Filosofia na Universidade do Estado do Mato
Grosso/Sinop.

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Publicado

15/12/2011

Como Citar

Peripolli, O. J., & Zoia, A. (2011). O fechamento das escolas do campo: o anúncio do fim das comunidades rurais/camponesas. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 1(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v1i2.435

Edição

Seção

Artigos