O fechamento das escolas do campo: o anúncio do fim das comunidades rurais/camponesas
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v1i2.435Resumen
Aos poucos, a questão agrária, em nosso país, vem reocupando espaços perdidos nos meios de comunicação social, sobretudo, naqueles comprometidos com as causas sociais no meio rural/campo. De forma corajosa denunciam os muitos e graves problemas enfrentados pelos chamados povos do campo. Como pano de fundo deste cenário reapresentado está o trabalho realizado pelos movimentos sociais do campo, aliado às facilidades proporcionadas pelos avanços do mundo da tecnologia, sobretudo o da informação. Além de mostrar os avanços produzidos pela ciência e pela tecnologia aplicados ao campo (modernização), põem em evidência as muitas contradições produzidaspelo atual modelo de campo imposto pelo projeto do capital, cujas políticas agrária, agrícola e educacional são extremamente excludentes e classistas. Uma das consequências desta forma de gestar o campo tem sido o fechamento das escolas rurais/no/do campo. Um projeto de escola pra o campo não pode prescindir de um projeto de campo.
Palavras-chave: educação; campo; fechamento de escolas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.