Quando a educação de adultos depende da política? Considerações a partir do estudo do movimento de educadores populares de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.615Resumo
O presente trabalho analisa a constituição, emergência e atuação do movimento de educadores populares nasperiferias de Porto Alegre/RS, na medida em que este demanda por educação de adultos nos diversos níveis,alcançando inclusive o ensino superior. Para tanto é analisada a expansão do controle público sobre a educação apartir dos anos 1990, e as exigências da LDB. Neste novo contexto a demanda popular por creche torna-se demandapor formação daqueles que trabalham em creches comunitárias atendendo à infância sem qualificação. A coleta dedados utilizou técnicas de pesquisa de campo como a etnografia, observação participante, entrevistassemiestruturadas e de história de vida, bem como análise documental e revisão da bibliografia sobre o tema.
Palavras-chave: política educacional; periferias urbanas; movimentos sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.