Percepção ambiental de um grupo de moradores de Sinop-MT: Reflexões sobre o vivido e o porvir

Autores

  • Sinovia Cecília RAUBER UNEMAT
  • Germano Guarim NETO UFMT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.617

Resumo

A percepção e o reconhecimento dos cidadãos em relação à im­portância dos elementos naturais e aos problemas ambientais locais são um passo importante para contemplar os objetivos da Educação Ambiental. Partindo desse pressuposto, buscou-se nesse trabalho revelar as percepções de meio ambiente de um grupo de moradores residentes no entorno do Parque Municipal Jardim Botânico, em Sinop-MT, discutindo proposições para uma Educação Ambiental necessária e possível. As concepções de meio ambiente reveladas foram: 27% como problema; 24% como lugar para se viver; 22% como natureza e 14% como recurso. Tendo estado em destaque os assuntos: desmatamento; queimadas; regularização da extração da madeira; expansão do agronegócio; urbanização. Sendo visualizada uma nova maneira de conceber o meio ambiente, destacando-se o papel da Educação Ambiental, enquanto uma necessidade, propiciando um consenso entre os envolvidos. Uma Educação Ambiental transformadora que contemple a participação e o envolvimento do setor público e comunidade num mesmo projeto socioambiental.

Palavras – chave: meio ambiente; comunidade; percepções; educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinovia Cecília RAUBER, UNEMAT

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005), em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e pós-graduada em Educação e Meio Ambiente pela FASIPE de Sinop (2008), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011). Atualmente coordena o Programa de Qualificação Insitucional do Servidor Municipal na Escola Municipal de Governo em Sinop-MT.

Germano Guarim NETO, UFMT

ossui graduação em História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso (1974), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade do Amazonas (1978) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade do Amazonas (1986). Foi Diretor da Sociedade Botânica do Brasil, secccional Centro Oeste; Membro do Conselho Superior da SBB;Secretário Regional da SBPC. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fanerógamas, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia e taxonomia, etnobotânica, plantas medicinais, educação e meio ambiente/educação ambiental, comunidades humanas e recursos vegetais. É especialista em Sapindaceae neotropicais, família na qual tem diversas publicações. Foi implantador do Herbário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e seu primeiro Curador (1979-1983), função que voltou a ocupar a partir de 2010. É professor titular, concursado, da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculado ao Depto. de Botânica e Ecologia/Instituto de Biociências. Orientou trabalhos nos Mestrado e Dutorado em Educação, na LInha de Educação e Meio Ambiente/UFMT; no Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente, na Linha de Etnobotânica de plantas medicinais; e ainda continua a orientar nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade - Mestrado (IB/UFMT); em Ciências Ambientais - Mestrado (UNEMAT-Cáceres-MT); no Doutorado da REAMEC (pólo UFMT).

Downloads

Publicado

13/06/2012

Como Citar

RAUBER, S. C., & NETO, G. G. (2012). Percepção ambiental de um grupo de moradores de Sinop-MT: Reflexões sobre o vivido e o porvir. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.617

Edição

Seção

Artigos