Percepção ambiental de um grupo de moradores de Sinop-MT: Reflexões sobre o vivido e o porvir

Autores

  • Sinovia Cecília RAUBER UNEMAT
  • Germano Guarim NETO UFMT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.617

Resumo

A percepção e o reconhecimento dos cidadãos em relação à im­portância dos elementos naturais e aos problemas ambientais locais são um passo importante para contemplar os objetivos da Educação Ambiental. Partindo desse pressuposto, buscou-se nesse trabalho revelar as percepções de meio ambiente de um grupo de moradores residentes no entorno do Parque Municipal Jardim Botânico, em Sinop-MT, discutindo proposições para uma Educação Ambiental necessária e possível. As concepções de meio ambiente reveladas foram: 27% como problema; 24% como lugar para se viver; 22% como natureza e 14% como recurso. Tendo estado em destaque os assuntos: desmatamento; queimadas; regularização da extração da madeira; expansão do agronegócio; urbanização. Sendo visualizada uma nova maneira de conceber o meio ambiente, destacando-se o papel da Educação Ambiental, enquanto uma necessidade, propiciando um consenso entre os envolvidos. Uma Educação Ambiental transformadora que contemple a participação e o envolvimento do setor público e comunidade num mesmo projeto socioambiental.

Palavras – chave: meio ambiente; comunidade; percepções; educação ambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sinovia Cecília RAUBER, UNEMAT
    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005), em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e pós-graduada em Educação e Meio Ambiente pela FASIPE de Sinop (2008), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011). Atualmente coordena o Programa de Qualificação Insitucional do Servidor Municipal na Escola Municipal de Governo em Sinop-MT.
  • Germano Guarim NETO, UFMT
    ossui graduação em História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso (1974), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade do Amazonas (1978) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade do Amazonas (1986). Foi Diretor da Sociedade Botânica do Brasil, secccional Centro Oeste; Membro do Conselho Superior da SBB;Secretário Regional da SBPC. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fanerógamas, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia e taxonomia, etnobotânica, plantas medicinais, educação e meio ambiente/educação ambiental, comunidades humanas e recursos vegetais. É especialista em Sapindaceae neotropicais, família na qual tem diversas publicações. Foi implantador do Herbário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e seu primeiro Curador (1979-1983), função que voltou a ocupar a partir de 2010. É professor titular, concursado, da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculado ao Depto. de Botânica e Ecologia/Instituto de Biociências. Orientou trabalhos nos Mestrado e Dutorado em Educação, na LInha de Educação e Meio Ambiente/UFMT; no Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente, na Linha de Etnobotânica de plantas medicinais; e ainda continua a orientar nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade - Mestrado (IB/UFMT); em Ciências Ambientais - Mestrado (UNEMAT-Cáceres-MT); no Doutorado da REAMEC (pólo UFMT).

Downloads

Publicado

13/06/2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Percepção ambiental de um grupo de moradores de Sinop-MT: Reflexões sobre o vivido e o porvir. (2012). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.617