Pedagogia da cooperação: proposições de dimensões formativas para a construção de processos educacionais solidários

Autores

  • Laudemir Luiz Zart UNEMAT/Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1126

Resumo

Apresentamos argumentos para a construção de referenciais para o debate problematizador e instituinte de um pensamento educacional e societal que promova a pedagogia da cooperação. Neste sentido delimitamos um campo conceitual que tem como provocação a geração de ambiências reflexivas que possibilitam o aprofundamento da temática da solidariedade. Inferimos que a pedagogia da cooperação tem como objetivo analisar e gerar contextos teóricos e práticas sociais para desenvolver conhecimentos que problematizam as estruturas sociais e filosóficas que fundamentam as concepções e as atitudes dos referenciais hegemônicos que têm como princípios éticos orientadores a competitividade e a concorrência fundamentadas na filosofia liberal burguesa. Contrapomos a análise e a construção de abordagens epistemológicas, metodológicas e didáticas que sustentam as práxis educacionais e socioculturais de cooperação e de solidariedade.

Palavras-chave: pedagogia da cooperação; pensamento educacional; solidariedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laudemir Luiz Zart, UNEMAT/Sinop

Professor de Sociologia na Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Cáceres; mestre em Sociologia Política (UFSC) e doutor em Política Científica e Tecnológica (Unicamp). Bolsista da FAPEMAT.

Downloads

Publicado

15/06/2013

Como Citar

Zart, L. L. (2013). Pedagogia da cooperação: proposições de dimensões formativas para a construção de processos educacionais solidários. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1126

Edição

Seção

Artigos