Pedagogia da cooperação: proposições de dimensões formativas para a construção de processos educacionais solidários
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1126Resumen
Apresentamos argumentos para a construção de referenciais para o debate problematizador e instituinte de um pensamento educacional e societal que promova a pedagogia da cooperação. Neste sentido delimitamos um campo conceitual que tem como provocação a geração de ambiências reflexivas que possibilitam o aprofundamento da temática da solidariedade. Inferimos que a pedagogia da cooperação tem como objetivo analisar e gerar contextos teóricos e práticas sociais para desenvolver conhecimentos que problematizam as estruturas sociais e filosóficas que fundamentam as concepções e as atitudes dos referenciais hegemônicos que têm como princípios éticos orientadores a competitividade e a concorrência fundamentadas na filosofia liberal burguesa. Contrapomos a análise e a construção de abordagens epistemológicas, metodológicas e didáticas que sustentam as práxis educacionais e socioculturais de cooperação e de solidariedade.
Palavras-chave: pedagogia da cooperação; pensamento educacional; solidariedade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.