Educação popular e agricultura familiar: uma análise sobre a implementação do programa Projovem campo na baixada cuiabana - MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1131Resumo
Nas últimas décadas, as zonas rurais do estado têm sofrido grandes transformações, a urbanização e o avanço da agricultura moderna sobre áreas historicamente ocupadas por populações tradicionais, tem levado à perda ou abandono da agrobiodiversidade criada e mantida por agricultores locais durante várias gerações. A partir da importância do Território da Baixa Cuiabana na formação histórica e cultural da população matogrossense, o estudo busca analisar de que forma o programa Projovem Campo Saberes da Terra contribui para o fortalecimento da agricultura familiar na região da Baixada Cuiabana. O estudo foi realizado com base em pesquisas bibliográficas, entrevistas com responsável técnico pela implantação do programa em Mato Grosso e professores e coordenadores do projeto em municipios da Baixada Cuiabana: Jangada, Poconé e Várzea Grande - MT. A pesquisa aborda a agricultura familiar enquanto categoria social e o programa de escolarização oferecido aos agricultores será analisado a partir da perspectiva teórico-metodológica da Educação popular. A educação do campo promove o fortalecimento da agricultura familiar, incentivando a qualificação e a oportunidade de escolha dos jovens em permanecer no campo; além disso, fomenta a produção na agricultura familiar, que é o grande fornecedor de alimentos do mercado. É uma forma de ampliar o acesso à educação e trabalho e garantir a reciprocidade entre produção e consumo nas relações campo e cidade.
Palavras-chave: educação do campo; agricultura familiar; qualificação.
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