Educação popular e agricultura familiar: uma análise sobre a implementação do programa Projovem campo na baixada cuiabana - MT

Autores

  • Cleomara Nunes do Amaral
  • Gabriela Coelho de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1131

Resumo

Nas últimas décadas, as zonas rurais do estado têm sofrido grandes transformações, a urbanização e o avanço da agricultura moderna sobre áreas historicamente ocupadas por populações tradicionais, tem levado à perda ou abandono da agrobiodiversidade criada e mantida por agricultores locais durante várias gerações. A partir da importância do Território da Baixa Cuiabana na formação histórica e cultural da população matogrossense, o estudo busca analisar de que forma o programa Projovem Campo Saberes da Terra contribui para o fortalecimento da agricultura familiar na região da Baixada Cuiabana. O estudo foi realizado com base em pesquisas bibliográficas, entrevistas com responsável técnico pela implantação do programa em Mato Grosso e professores e coordenadores do projeto em  municipios da Baixada Cuiabana: Jangada, Poconé e Várzea Grande - MT. A pesquisa aborda a agricultura familiar enquanto categoria social e o programa de escolarização oferecido aos agricultores será analisado a partir da perspectiva teórico-metodológica da Educação popular. A educação do campo promove o fortalecimento da agricultura familiar, incentivando a qualificação e a oportunidade de escolha dos jovens em permanecer no campo; além disso, fomenta a produção na agricultura familiar, que é o grande fornecedor de alimentos do mercado. É uma forma de ampliar o acesso à educação e trabalho e garantir a reciprocidade entre produção e consumo nas relações campo e cidade.

Palavras-chave: educação do campo; agricultura familiar; qualificação.

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Biografia do Autor

Cleomara Nunes do Amaral

Professor Doutor em Engenharia de Materiais, Curso de Licenciatura em Física da UFRRJ, Campus Seropédica.

Gabriela Coelho de Souza

Mestrando na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus de Seropédica.

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Publicado

15/06/2013

Como Citar

Amaral, C. N. do, & Souza, G. C. de. (2013). Educação popular e agricultura familiar: uma análise sobre a implementação do programa Projovem campo na baixada cuiabana - MT. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1131

Edição

Seção

Artigos