Educação popular e agricultura familiar: uma análise sobre a implementação do programa Projovem campo na baixada cuiabana - MT

Authors

  • Cleomara Nunes do Amaral
  • Gabriela Coelho de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1131

Abstract

Nas últimas décadas, as zonas rurais do estado têm sofrido grandes transformações, a urbanização e o avanço da agricultura moderna sobre áreas historicamente ocupadas por populações tradicionais, tem levado à perda ou abandono da agrobiodiversidade criada e mantida por agricultores locais durante várias gerações. A partir da importância do Território da Baixa Cuiabana na formação histórica e cultural da população matogrossense, o estudo busca analisar de que forma o programa Projovem Campo Saberes da Terra contribui para o fortalecimento da agricultura familiar na região da Baixada Cuiabana. O estudo foi realizado com base em pesquisas bibliográficas, entrevistas com responsável técnico pela implantação do programa em Mato Grosso e professores e coordenadores do projeto em  municipios da Baixada Cuiabana: Jangada, Poconé e Várzea Grande - MT. A pesquisa aborda a agricultura familiar enquanto categoria social e o programa de escolarização oferecido aos agricultores será analisado a partir da perspectiva teórico-metodológica da Educação popular. A educação do campo promove o fortalecimento da agricultura familiar, incentivando a qualificação e a oportunidade de escolha dos jovens em permanecer no campo; além disso, fomenta a produção na agricultura familiar, que é o grande fornecedor de alimentos do mercado. É uma forma de ampliar o acesso à educação e trabalho e garantir a reciprocidade entre produção e consumo nas relações campo e cidade.

Palavras-chave: educação do campo; agricultura familiar; qualificação.

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Author Biographies

  • Cleomara Nunes do Amaral

    Professor Doutor em Engenharia de Materiais, Curso de Licenciatura em Física da UFRRJ, Campus Seropédica.

  • Gabriela Coelho de Souza

    Mestrando na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus de Seropédica.

Published

2013-06-15

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Educação popular e agricultura familiar: uma análise sobre a implementação do programa Projovem campo na baixada cuiabana - MT. (2013). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1131