Uma pequena mesa redonda encostada à janela: análise do conto Dança de Xiva de Paulo Villela Marques

Autores

  • Aureir Alves de Brito UNEMAT/Sinop
  • Cristinne Leus Tomé UNEMAT/Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1132

Resumo

Dança de Xiva, de Paulo Villela Marques, publicado em 2002, faz parte de uma coletânea de contos de quatro autores do livro Ângulo Bi. O autor, por sua obra, é considerado um importante expoente da nova literatura mato-grossense, como contista e poeta. O conto, como gênero narrativo, é uma forma de literatura que abre possibilidades para compreender e descrever as tantas imagens, realistas ou não, deste mundo cotidiano em que vivemos. Em particular, no conto Dança de Xiva, a imagem realística do mundo com espaço/tempo definidos fica à margem do cotidiano, uma vez que a história não tem um desfecho racional e ronda sempre um ar subjetivo que nos envolve na trama. A fábula trata da morte de um ex-policial/religioso hinduísta por três assassinos/monges e da sua investigação por um policial. Neste estudo procura-se identificar os recursos literários utilizados pelo autor para compor este efeito maravilhoso de infinito/atemporal dentro do universo da história narrada, seus personagens e seus papeis.

Palavras-chave: conto; literatura mato-grossense; Paulo Villela Marques; mito; arquétipos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aureir Alves de Brito, UNEMAT/Sinop

    Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Letras na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), em Sinop, MT. Bolsista do Programa Interinstitucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/CAPES. Coordena o subprojeto de Educação Comunitária e Comunicação Social, inserido no Projeto de Indissociabilidade Canteiros de Sabores e Saberes pela UNEMAT campus Sinop, MT, coordenado pelo Prof. Dr. Denizalde J. R. Pereira.

     

  • Cristinne Leus Tomé, UNEMAT/Sinop
    Licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, concursada em Metodologia Científica.

Downloads

Publicado

15/06/2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma pequena mesa redonda encostada à janela: análise do conto Dança de Xiva de Paulo Villela Marques. (2013). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1132

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)