Uma pequena mesa redonda encostada à janela: análise do conto Dança de Xiva de Paulo Villela Marques
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v3i1.1132Resumen
Dança de Xiva, de Paulo Villela Marques, publicado em 2002, faz parte de uma coletânea de contos de quatro autores do livro Ângulo Bi. O autor, por sua obra, é considerado um importante expoente da nova literatura mato-grossense, como contista e poeta. O conto, como gênero narrativo, é uma forma de literatura que abre possibilidades para compreender e descrever as tantas imagens, realistas ou não, deste mundo cotidiano em que vivemos. Em particular, no conto Dança de Xiva, a imagem realística do mundo com espaço/tempo definidos fica à margem do cotidiano, uma vez que a história não tem um desfecho racional e ronda sempre um ar subjetivo que nos envolve na trama. A fábula trata da morte de um ex-policial/religioso hinduísta por três assassinos/monges e da sua investigação por um policial. Neste estudo procura-se identificar os recursos literários utilizados pelo autor para compor este efeito maravilhoso de infinito/atemporal dentro do universo da história narrada, seus personagens e seus papeis.
Palavras-chave: conto; literatura mato-grossense; Paulo Villela Marques; mito; arquétipos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.