Educação permanente: (re)vendo conceitos

Autores

  • Alcione Gonçalves Ribeiro Vieira

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1239

Resumo

O artigo analisa os conceitos encontrados na literatura acerca da Educação Permanente, diferenciando-a deEducação Continuada, processos que são distintos, mas com um caráter complementar e não excludente. AEducação Permanente surge em função da rapidez da produção de novos conhecimentos, que trazem novasrequisições aos trabalhadores, principalmente frente aos desafios colocados pela globalidade e pelacomplexidade do mundo atual. A Educação Continuada é uma educação para atualização, englobando atividadesde ensino após a graduação para aquisição de novas informações ou como atividade de duração definida, queutiliza metodologias tradicionais. O mais importante é a Educação Permanente constituir-se em um processo quevisa educar o homem como indivíduo, como cidadão e como membro da comunidade dentro de uma formaçãointegral.

Palavras-chave: educação permanente; educação continuada; cidadania.

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Publicado

23/01/2014

Como Citar

Vieira, A. G. R. (2014). Educação permanente: (re)vendo conceitos. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1239

Edição

Seção

Artigos