Formação docente em Pedagogia: movimentos legais e contextuais de pensar um projeto curricular

Autores

  • Clésio A. Antonio
  • Benedita de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1439

Resumo

A temática deste artigo incide na formação docente em curso de Pedagogia e focaliza uma experiência de reflexões com fim de discutir a organização curricular do curso de Pedagogia da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, para a formação do pedagogo professor de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Apresentam-se aspectos históricos, legais e epistemológicos relacionados ao curso de Pedagogia no Brasil, as particularidades do curso de Pedagogia de Francisco Beltrão e elementos da prática curricular e formativa do curso suscitadas em discussões pedagógicas constituídas como espaço institucional para refletir sobre as problemáticas do ensino e formação do pedagogo no curso, para aperfeiçoá-las. A experiência buscou estabelecer procedimentos de acompanhamento da prática do projeto pedagógico e curricular como um todo, a partir de suas articulações disciplinares e de formação acadêmica, para cada ano do curso; das necessidades formativas de perfil geral, com a construção teórica dos “âmbitos formativos”; e, para as necessidades formativas de perfil específico, com a construção teórica dos “domínios formativos”.

Palavras-chave: formação de professores; curso de Pedagogia; prática curricular; âmbitos formativos; domínios formativos

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Publicado

09/09/2014

Como Citar

Antonio, C. A., & Almeida, B. de. (2014). Formação docente em Pedagogia: movimentos legais e contextuais de pensar um projeto curricular. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1439

Edição

Seção

Dossiê