Formação docente em Pedagogia: movimentos legais e contextuais de pensar um projeto curricular
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1439Abstract
A temática deste artigo incide na formação docente em curso de Pedagogia e focaliza uma experiência de reflexões com fim de discutir a organização curricular do curso de Pedagogia da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, para a formação do pedagogo professor de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Apresentam-se aspectos históricos, legais e epistemológicos relacionados ao curso de Pedagogia no Brasil, as particularidades do curso de Pedagogia de Francisco Beltrão e elementos da prática curricular e formativa do curso suscitadas em discussões pedagógicas constituídas como espaço institucional para refletir sobre as problemáticas do ensino e formação do pedagogo no curso, para aperfeiçoá-las. A experiência buscou estabelecer procedimentos de acompanhamento da prática do projeto pedagógico e curricular como um todo, a partir de suas articulações disciplinares e de formação acadêmica, para cada ano do curso; das necessidades formativas de perfil geral, com a construção teórica dos “âmbitos formativos”; e, para as necessidades formativas de perfil específico, com a construção teórica dos “domínios formativos”.
Palavras-chave: formação de professores; curso de Pedagogia; prática curricular; âmbitos formativos; domínios formativos
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.