O papel do professor na escola do futuro: Uma visão analítico comportamental

Autores

  • Jaqueline Cristine Bordin
  • Lígia Fernandes Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Julia Lemes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2282

Resumo

Uma considerável parte da obra de Skinner foi dedicada ao debate sobre a Educação. Em seus debates, argumentava sobre as contradições dos modelos tradicionais de ensino, o que justificava sua ineficácia. Baseado em contribuições da Análise Experimental do Comportamento, Skinner desenvolveu tecnologias de ensino, tais como as máquinas de ensinar e os textos programados e, além disso, propôs mudanças, que poderiam tornar o ensino mais efetivo. As proposições iniciais de Skinner contribuíram para que outros analistas do comportamento produzissem discussões profícuas sobre a escola, o ensinar e o aprender. A partir dessa perspectiva, o presente artigo se propõe a discutir algumas considerações de Skinner sobre as condições de ensino, bem como contribuições da Análise do Comportamento para esse contexto. Discute-se especialmente o papel do professor, como arranjador de contingências especiais que favoreçam o desenvolvimento de comportamentos específicos. Ressalta-se a importância da definição dos objetivos de ensino para o desenvolvimento de programas de ensino; as condições especiais a serem arranjadas no ambiente escolar para garantir a aprendizagem dos alunos; a necessidade de avaliação constante durante todas as etapas do processo de ensino; e perspectivas que o conhecimento sobre os processos de ensinar e aprender oferecem. Por fim, argumenta-se que apesar dos avanços alcançados, por analistas do comportamento, sobre a Educação, aparentemente poucos esforços têm sido feitos para que, de fato, o conhecimento produzido na área se torne uma metodologia efetiva, de modo a alterar a realidade da educação no país.

Palavras-chave: educação; ensino; aprendizagem; programação de ensino.

 

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Publicado

15/07/2016

Como Citar

Bordin, J. C., Silva, L. F., & Lemes, M. J. (2016). O papel do professor na escola do futuro: Uma visão analítico comportamental. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2282

Edição

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