O papel do professor na escola do futuro: Uma visão analítico comportamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2282Resumen
Uma considerável parte da obra de Skinner foi dedicada ao debate sobre a Educação. Em seus debates, argumentava sobre as contradições dos modelos tradicionais de ensino, o que justificava sua ineficácia. Baseado em contribuições da Análise Experimental do Comportamento, Skinner desenvolveu tecnologias de ensino, tais como as máquinas de ensinar e os textos programados e, além disso, propôs mudanças, que poderiam tornar o ensino mais efetivo. As proposições iniciais de Skinner contribuíram para que outros analistas do comportamento produzissem discussões profícuas sobre a escola, o ensinar e o aprender. A partir dessa perspectiva, o presente artigo se propõe a discutir algumas considerações de Skinner sobre as condições de ensino, bem como contribuições da Análise do Comportamento para esse contexto. Discute-se especialmente o papel do professor, como arranjador de contingências especiais que favoreçam o desenvolvimento de comportamentos específicos. Ressalta-se a importância da definição dos objetivos de ensino para o desenvolvimento de programas de ensino; as condições especiais a serem arranjadas no ambiente escolar para garantir a aprendizagem dos alunos; a necessidade de avaliação constante durante todas as etapas do processo de ensino; e perspectivas que o conhecimento sobre os processos de ensinar e aprender oferecem. Por fim, argumenta-se que apesar dos avanços alcançados, por analistas do comportamento, sobre a Educação, aparentemente poucos esforços têm sido feitos para que, de fato, o conhecimento produzido na área se torne uma metodologia efetiva, de modo a alterar a realidade da educação no país.
Palavras-chave: educação; ensino; aprendizagem; programação de ensino.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.