O papel da escola no combate às drogas

Autores

  • Lucila Akiko Nagashima Universidade Estadual do Paraná/campus de Paranavaí
  • Shalimar Calegari Zanatta Universidade Estadual do Paraná/campus de Paranavaí.
  • Emerson Pereira Branco Universidade Estadual do Paraná/campus de Paranavaí.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2530

Resumo

Este artigo discute o papel da escola frente ao consumo de drogas por estudantes jovens e adolescentes. A base dessa discussão está pautada nos resultados de uma pesquisa qualitativa sobre o uso de drogas por alunos de um Colégio Estadual do Município de Nova Esperança, noroeste do Estado do Paraná. A pesquisa resultou num conjunto de ações interdisciplinares adotadas pela comunidade escolar como recursos de combate às drogas lícitas e ilícitas. Um questionário diagnóstico, composto por oito perguntas, foi aplicado aos 1.500 alunos do colégio com o objetivo de conhecer a realidade local, identificando o perfil do usuário, suas motivações, lugares de maior consumo, drogas mais consumidas, idade de iniciação e capacidade de deixar o consumo. Os dados aqui obtidos estão em acordo com os referenciais teóricos apontados pela literatura vigente. Ou seja, 22% dos alunos se declararam usuário de algum tipo de droga. O álcool é a droga preferida para 30% dos estudantes, seguida pelo tabaco, com 20% da preferência, e maconha, 9%. O consumo teve início entre 10 e 15 anos para 40% dos estudantes entrevistados e, entre 15 e 20 anos, para 43% deles. O consumo ocorre em qualquer lugar, mas há um destaque para festas e ruas, com 45% de probabilidade para cada. Esses dados nos levam a refletir sobre o papel social da escola na temática apontada na perspectiva das pedagogias críticas. Assim, descrevemos um plano de ações de caráter interdisciplinar como forma de prevenção e combate ao uso de drogas.

Palavras-chave: drogas; escola; projeto interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucila Akiko Nagashima, Universidade Estadual do Paraná/campus de Paranavaí

Graduação em Química e Ciências. Mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá. Docente de Química do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná/campus de Paranavaí. Docente do programa de Pós-graduação: Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná/campus de Paranavaí.

Shalimar Calegari Zanatta, Universidade Estadual do Paraná/campus de Paranavaí.

Graducação em Física. Mestrado em Física. Doutorado em Física da Matéria Condensada. Pós-doutorado em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Maringá.  Docente do Programa de Pós-graduação:  Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná/ campus de Paranavaí.

Emerson Pereira Branco, Universidade Estadual do Paraná/campus de Paranavaí.

Graduado em Licenciatura em Ciências e Matemática. Mestrando do Programa de Pós-graduação: Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná/campus de Paranavaí. Diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paula - Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante da cidade de Nova Esperança - Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

11/07/2017

Como Citar

Nagashima, L. A., Zanatta, S. C., & Branco, E. P. (2017). O papel da escola no combate às drogas. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2530

Edição

Seção

Artigos