O papel da escola no combate às drogas
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2530Resumen
Este artigo discute o papel da escola frente ao consumo de drogas por estudantes jovens e adolescentes. A base dessa discussão está pautada nos resultados de uma pesquisa qualitativa sobre o uso de drogas por alunos de um Colégio Estadual do Município de Nova Esperança, noroeste do Estado do Paraná. A pesquisa resultou num conjunto de ações interdisciplinares adotadas pela comunidade escolar como recursos de combate às drogas lícitas e ilícitas. Um questionário diagnóstico, composto por oito perguntas, foi aplicado aos 1.500 alunos do colégio com o objetivo de conhecer a realidade local, identificando o perfil do usuário, suas motivações, lugares de maior consumo, drogas mais consumidas, idade de iniciação e capacidade de deixar o consumo. Os dados aqui obtidos estão em acordo com os referenciais teóricos apontados pela literatura vigente. Ou seja, 22% dos alunos se declararam usuário de algum tipo de droga. O álcool é a droga preferida para 30% dos estudantes, seguida pelo tabaco, com 20% da preferência, e maconha, 9%. O consumo teve início entre 10 e 15 anos para 40% dos estudantes entrevistados e, entre 15 e 20 anos, para 43% deles. O consumo ocorre em qualquer lugar, mas há um destaque para festas e ruas, com 45% de probabilidade para cada. Esses dados nos levam a refletir sobre o papel social da escola na temática apontada na perspectiva das pedagogias críticas. Assim, descrevemos um plano de ações de caráter interdisciplinar como forma de prevenção e combate ao uso de drogas.
Palavras-chave: drogas; escola; projeto interdisciplinar.
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