A sala de aula de Biologia: espaço gendrado
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2584Resumo
Este artigo reflete sobre o campo da Biologia, no sentido de perceber o viés androcêntrico que atravessa essa ciência, partindo de um olhar sobre a práxis educativa de professores e professoras no ensino médio. Começa destacando a importância da Biologia para a ciência e sua relação com a categoria gênero e segue revelando as mensagens subliminares estereotipadas das práticas docentes. Objetiva socializar parte da pesquisa realizada em que foram analisadas as marcas de gênero presentes no ambiente escolar com foco nos discursos que permeiam a prática docente e operam na consolidação, validação e reprodução de estereótipos sexistas, utilizando-se para tal proposta, elementos da análise do discurso. Foi observada durante três meses, a prática docente de cinco docentes que lecionam biologia em cinco escolas diferentes.
Palavras-chave: gênero e biologia; viés androcêntrico na Biologia; prática docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.