O ensino do design no Brasil: currículos, ideologias e contemporaneidade

Autores

  • Ana Maria Duarte Angelico Universidade Anhembi Morumbi
  • Mirtes Cristina Marins de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2629

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a reflexão sobre a construção curricular dos cursos de Design no Brasil. O foco principal desse trabalho é realizar uma discussão sobre as diretrizes curriculares do Ministério da Educação para os cursos de graduação em Desenho Industrial, no âmbito de seu contexto histórico, conotações ideológicas e adequação ao cenário dinâmico da contemporaneidade. A pesquisa aborda a questão da complexidade presente na atividade do designer contemporâneo, o que exige a capacidade de lidar com excessos de informações e demandas contraditórias e imprevisíveis. O cenário atual impõe contínuas adaptações e reorganizações do sistema por parte da produção, vendas, consumo e também do ensino. Assim, este trabalho traz questionamentos sobre os antigos modelos de construção curricular que ainda são utilizados nos dias de hoje, baseados no projeto moderno de matriz funcionalista exercitado durante as décadas de 1920 e 1930, na Europa. Outra abordagem da pesquisa é a discussão sobre a conotação ideológica existente por trás da estrutura escolar.

Palavras-chave: currículo; desenho industrial; ideologias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Duarte Angelico, Universidade Anhembi Morumbi

Mestranda em Design, linha de pesquisa Teoria, História e Crítica do Design

Downloads

Publicado

11/07/2017

Como Citar

Angelico, A. M. D., & Oliveira, M. C. M. de. (2017). O ensino do design no Brasil: currículos, ideologias e contemporaneidade. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2629

Edição

Seção

Artigos