O ensino do design no Brasil: currículos, ideologias e contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2629Resumen
Este artigo tem como objeto de estudo a reflexão sobre a construção curricular dos cursos de Design no Brasil. O foco principal desse trabalho é realizar uma discussão sobre as diretrizes curriculares do Ministério da Educação para os cursos de graduação em Desenho Industrial, no âmbito de seu contexto histórico, conotações ideológicas e adequação ao cenário dinâmico da contemporaneidade. A pesquisa aborda a questão da complexidade presente na atividade do designer contemporâneo, o que exige a capacidade de lidar com excessos de informações e demandas contraditórias e imprevisíveis. O cenário atual impõe contínuas adaptações e reorganizações do sistema por parte da produção, vendas, consumo e também do ensino. Assim, este trabalho traz questionamentos sobre os antigos modelos de construção curricular que ainda são utilizados nos dias de hoje, baseados no projeto moderno de matriz funcionalista exercitado durante as décadas de 1920 e 1930, na Europa. Outra abordagem da pesquisa é a discussão sobre a conotação ideológica existente por trás da estrutura escolar.
Palavras-chave: currículo; desenho industrial; ideologias.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.