TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: LÓCUS DAS APRENDIZAGENS EXPERIENCIAIS SOBRE A ESCRITA

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana - Ba.
  • Mônica Barros Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3417

Resumo

Esta pesquisa compreende as práticas de escrita vivenciadas na escolarização e na atuação profissional de professores de língua portuguesa que atuam em duas escolas públicas da rede estadual de um município do interior baiano. Para isso, o estudo visou entender as concepções de formação e de trabalho com a escrita que desenvolvem em sua docência e como esses aspectos estão relacionados com os percursos formativos e com as trajetórias de vida que cada docente logrou. Para tais reflexões, dialogamos com os núcleos de sentido: memória, narrativas e práticas de escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada no uso da abordagem (auto)biográfica e utilizando como instrumento de pesquisa as narrativas de formação. No tocante a metodologia de pesquisa, nos debruçaremos acerca dos estudos da memória, das narrativas e das questões de formação utilizando como aporte teórico Souza (2008, 2012), Nóvoa (1999), Josso (2007), entre outros. Este trabalho revelou que as aprendizagens experienciais se constituem no cotidiano da profissão e reverberam os processos de formação inicial vivido por cada colaborador. As práticas de escrita são reconhecidas como dificultosas, mas que permitem o desenvolvimento de estratégias outras para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana - Ba.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cpntemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Mestrado em Educação - PGE da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária - NEPPU e Membro do Grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC - UNEB

Mônica Barros Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino.

Downloads

Publicado

10/07/2019

Como Citar

Silva, F. O. da, & Silva, M. B. (2019). TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: LÓCUS DAS APRENDIZAGENS EXPERIENCIAIS SOBRE A ESCRITA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3417

Edição

Seção

Artigos