TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: LÓCUS DAS APRENDIZAGENS EXPERIENCIAIS SOBRE A ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3417Resumo
Esta pesquisa compreende as práticas de escrita vivenciadas na escolarização e na atuação profissional de professores de língua portuguesa que atuam em duas escolas públicas da rede estadual de um município do interior baiano. Para isso, o estudo visou entender as concepções de formação e de trabalho com a escrita que desenvolvem em sua docência e como esses aspectos estão relacionados com os percursos formativos e com as trajetórias de vida que cada docente logrou. Para tais reflexões, dialogamos com os núcleos de sentido: memória, narrativas e práticas de escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada no uso da abordagem (auto)biográfica e utilizando como instrumento de pesquisa as narrativas de formação. No tocante a metodologia de pesquisa, nos debruçaremos acerca dos estudos da memória, das narrativas e das questões de formação utilizando como aporte teórico Souza (2008, 2012), Nóvoa (1999), Josso (2007), entre outros. Este trabalho revelou que as aprendizagens experienciais se constituem no cotidiano da profissão e reverberam os processos de formação inicial vivido por cada colaborador. As práticas de escrita são reconhecidas como dificultosas, mas que permitem o desenvolvimento de estratégias outras para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.