DO CONSENSO DE WASHINGTON ÀS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL: TRAJETÓRIA E REFLEXÕES

Autores

  • Sheila Maria Muniz
  • Muniz de Fátima Rita
  • Braga Eufrásio Adriana

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3530

Resumo

O presente artigo traz um breve percurso histórico sobre as medidas adotadas via Consenso de Washington e suas influências referentes às políticas educacionais no Brasil, em específico quanto à adoção de avaliações em larga escala. Objetiva, portanto, trazer uma curta trajetória dessas avaliações, bem como reflexões sobre as mesmas. Para tanto, esta pesquisa, de natureza bibliográfica, contou com as abordagens de Bernussi (2013), Gentili (1998), Horta Neto (2013), Muniz (2016), entre outros. Constatou-se que as definições a partir do Consenso culminaram, dentre outras políticas, na definição do sistema de avaliação em larga escala atualmente adotado no país. Evidenciou-se também a necessidade de um olhar mais crítico em relação a essas avaliações. Percebeu-se que da forma como vem ocorrendo a divulgação dos resultados pode-se estimular o desenvolvimento de práticas desaconselhadas de ensino, além de fomentar a competitividade entre as instituições escolares e educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Maria Muniz

Pedagoga do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) de Jijoca de Jericoacoara. Mestra em Educação Brasileira (UFC). Graduada em Pedagogia (UVA) e em Serviço Social (Uniderp-Anhanguera). Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Institucional e Clínica (INTA).

Downloads

Publicado

04/01/2020

Como Citar

Muniz, S. M., Rita, M. de F., & Adriana, B. E. (2020). DO CONSENSO DE WASHINGTON ÀS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL: TRAJETÓRIA E REFLEXÕES. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3530

Edição

Seção

Artigos