DO CONSENSO DE WASHINGTON ÀS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL: TRAJETÓRIA E REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3530Resumo
O presente artigo traz um breve percurso histórico sobre as medidas adotadas via Consenso de Washington e suas influências referentes às políticas educacionais no Brasil, em específico quanto à adoção de avaliações em larga escala. Objetiva, portanto, trazer uma curta trajetória dessas avaliações, bem como reflexões sobre as mesmas. Para tanto, esta pesquisa, de natureza bibliográfica, contou com as abordagens de Bernussi (2013), Gentili (1998), Horta Neto (2013), Muniz (2016), entre outros. Constatou-se que as definições a partir do Consenso culminaram, dentre outras políticas, na definição do sistema de avaliação em larga escala atualmente adotado no país. Evidenciou-se também a necessidade de um olhar mais crítico em relação a essas avaliações. Percebeu-se que da forma como vem ocorrendo a divulgação dos resultados pode-se estimular o desenvolvimento de práticas desaconselhadas de ensino, além de fomentar a competitividade entre as instituições escolares e educadores.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.