ESCOLA, VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Renan Antônio da Silva Universidade de Mogi das Cruzes - UMC
  • Darlene Teixeira Castro Universidade Estadual do Tocatins - Unitins
  • Kyldes Vicente Batista Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3633

Resumo

: O presente trabalho partindo da existência da gestão democrática na escola, afirma que é possível detectar suas inúmeras necessidades e, a partir delas, fazer valer a participação da equipe escolar, bem como a valorização dos profissionais que dela fazem parte. A motivação no ambiente escolar é muito importante, pois torna o seu trabalho mais interessante, mais eficiente e mais prazeroso em ser realizado. Está mais do que comprovado que pessoas motivadas produzem mais e melhor e o incentivo aos docentes e às pessoas responsáveis pela educação é fundamental, pois a falta de compromisso pode prejudicar relevantemente o desenvolvimento educacional e a gestão democrática tornam-se ineficiente em meio a todo esse processo. A construção coletiva do Projeto Político Pedagógico (PPP), faz com seja possível as pessoas se tornarem mais humanizadas   e sintonizadas com os problemas sociais do seu tempo-espaço. O PPP é um instrumento relevante que ajuda a escola a identificar suas reais prioridades e as transformá-las em metas educacionais e concretas, decidindo ainda o que fazer para atingir a aprendizagem. Durante este estudo, foi utilizado o método bibliográfico de pesquisa, utilizando-se de várias fontes como livros, artigos, revistas e internet com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o presente tema.

 

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Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Pós - Doutor pelo Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2019). Bolsista de Pós - Doutorado (PNPD) da CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), onde é credenciado como Docente Permanente (orientador de mestrado). Doutor em Educação Escolar (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Araraquara). Realizou o Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente em soluções inovadoras e com potencial de frugalidade voltadas às Políticas Públicas em Educação, com foco na inclusão. Pesquisador/Docente na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Foi docente no Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília (2018/2019). Pesquisador do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UMC (NCSA-UMC) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas Públicas, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Avaliador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocatins - Unitins


Vice – Reitora da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. Realizou estudos de pós-doutoramento em Redes sociais na Universidade Federal do Tocantins (UFT) (2018) , pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA (2012), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), Especialização em Metodologias e Linguagens em EaD (2007) pela Universidade do Tocantins (UNITINS), Especialização em Gestão e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2004), Graduação em Jornalismo (2008) e Letras (2001) pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. E-mail: darlene.tc@unitins.br

Kyldes Vicente Batista, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Pró- Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. Graduada em Letras (pela UFG), Mestre em Letras e Linguística (pela UFG), Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA) e Pós-Doutora em Letras (pela UFG). Atualmente é professora na Unitins e na Faculdade Itop; é editora da Revista Humanidades & Inovação, da Revista Extensão e da Revista Multidebates. Integra o projeto Figuras da Ficção, colaborando no Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. E-mail: kyldes.bv@unitins.br

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Publicado

04/01/2020

Como Citar

da Silva, R. A., Castro, D. T., & Batista, K. V. (2020). ESCOLA, VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3633

Edição

Seção

Dossiê